O Banco BV, nono colocado no ranking dos bancos brasileiros, aposta na inovação para crescer mercado financeiro. Depois de 10 anos liderando o segmento de financiamento de veículos, ela passou também a financiar equipamento de energia solar e, em 2018, lançou uma plataforma white label (BaaS – Bank as a Service) que já contabiliza 85 clientes para os quais diferentes serviços são prestados.
Em 2022, o BV realizou mais de 500 milhões de transações em seu ecossistema de BaaS, um crescimento de 2.600% desde o seu lançamento, quando contava com 19 milhões de transações.
Irene Romão, gerente executiva de produtos de plataforma do banco BV, conta ainda que após a aquisição da Bankly no começo do ano, reforçou a estratégia de crescimento crosssell da instituição a partir da oferta de cartões, reforçando ainda mais seu portfólio de produtos que podem ser contratados de forma modular, uma opção atraente para fintechs, bancos e varejos digitais acelerarem o time to market no lançamento de produtos. Um exemplo é a plataforma KM de Vantagens e o aplicativo Abastece Aí, do Postos Ipiranga.
Outra área de investimento do BV é o mercado de tokenização, onde participa do projeto do Real Digital em cooperação com Accenture e Google, para discutir padronização, como o EVM (Ethereum Virtaul Machine) que permite a elaboração de contratos inteligentes e integração com múltiplos aplicativos. "A ideia é oferecer, por exemplo, uma walltet cripto NFT na plataforma Google", exemplifica.
Para mostrar que acredita no futuro dessa tecnologia e incentivar o mercado de tokenização, o BV também está desenvolvendo uma iniciativa de doação de NFTs para instituições que apoiam o projeto Big Journey.
O uso de IA Generativa já está em operação no BV, que com uso de 130 licenças do MS-Copilot conseguiu 30% de melhorias nas aplicações em menos de dois meses, diz João Gianvecchio, gerente de Inovação do banco BV, "A agilidade que trouxe para estabelecer rate de crédito valeu o desenvolvimento", enfatiza.
Com apenas 17 colaboradores, a área de Inovação do BV é responsável por disseminar a cultura de inovação, gerenciar os ativos digitais e participar de projetos de inovação aberta, de modo a garantir as operações do seu core bussiness como também gerar produtos inovadores que garantam a sustentabilidade da instituição.