Fraude é principal receio nas compras pela web, diz pesquisa

0

As fraudes são o maior receio de 57% dos consumidores no momento de concluir uma compra pela web, conforme aponta pesquisa realizada pela Federação do Comércio do estado de São Paulo (Fecomércio-SP), realizada com mil consumidores. O estudo foi apresentado durante o evento Congresso Crimes Eletrônicos, realizado pela entidade.
Apesar de 76% dos entrevistados citarem que utilizam algum tipo de software para evitar a obtenção ilegal de senhas, fraudes ou a invasão do computador, 14% informaram que já foram ou tiveram alguém da família vítima de fraude pela web.
Dentre as principais fraudes apontadas pelos consumidores, o desvio de dinheiro da conta corrente foi o mais comum, citado por 37%, seguido por compras indevidas realizadas por meio de cartão de crédito (24%), uso de dados pessoais (19%), clonagem de página pessoal (10%), pagamento e não recebimento do produto (5%), roubo de senhas (3%), propaganda enganosa (1%) e empresa fantasma (1%).
Além das fraudes, outras preocupações dos internautas no momento de realizar uma compra pela internet são a necessidade de ver pessoalmente o produto, citada por 29% dos entrevistados; o valor total do preço do produto quando somada a taxa de frete, apontado por 5%; e o receio de passar dados pessoais, apontado por 2%. Além disso, 64% dos entevistados relataram que as informações sobre produtos e serviços que as empresas oferecem pela internet ainda não são muito claras e objetivas.
Apesar desses problemas, 7% dos consumidores disseram que nada impede que voltem a comprar pela internet, enquanto 59% dos entrevistados salientaram que costumam realizar compras via web costantemente.
O principal fator apontado por eles para o uso da internet é a praticidade, citado por 57% dos entrevistados, seguido pelo preço (30%), confiança na empresa (10%) e comodidade (2%).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.