Edital para ampliação dos pontos do Gesac pode sair ainda neste mês

0

O edital de licitação que pretende ampliar de 12 mil para 107 mil os pontos de presença do programa Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac) poderá ser lançado ainda na primeira quinzena deste mês, de acordo com o coordenador de Projetos Especiais do Ministério das Comunicações, Carlos Paiva.
Segundo ele, ainda falta fazer avaliação das sugestões dadas à proposta, que foram encaminhadas até o último sábado. Paiva apontou que o ministério recebeu contribuições de três empresas, sendo a Embratel, Via Telecom e Oi.
A licitação vai contratar a empresa ou consórcio para prestar os serviços necessários à ampliação do Gesac. O edital também prevê o aumento da capacidade de conexão à internet do Gesac dos atuais 512 quilobytes por segundo (kbps) para 2 megabytes por segundo (Mbps). A expansão dos pontos de presença será implantada nos próximos quatro anos.
Depois de receber duras críticas das operadoras de telecomunicações em audiência pública para debater o assunto, Paiva já havia informado que a questão do prazo de atendimento do programa, principal ponto criticado pelas empresas, seria alterado. Ele apontou que este prazo, que era de 12 meses, prorrogáveis por mais 48, seria estendido para cinco anos, conforme sugerido na audiência pública (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).
O Gesac oferece conexão gratuita à internet em diversas localidades do país, como telecentros, escolas públicas da zona rural, bibliotecas e também em áreas de difícil acesso, como comunidades quilombolas, aldeias indígenas e assentamentos rurais. As informações são da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.