Desde o fim de 2007, o Hospital Samaritano se beneficia com a automatização dos processos de Recursos Humanos a partir do uso da Solução de Gestão de Pessoas da Senior. Na ocasião, o trabalho de 25 pessoas, dentre os 410 colaboradores do hospital, foi otimizado com a digitalização e integração. O projeto custou R$ 220 mil, que já retornaram para a Instituição, segundo o analista de suporte pleno do Samaritano, Flávio Catto. “Já foi tudo pago”, informa.
Entre os cinco módulos de Gestão de Pessoas da Senior, a Instituição adotou três: Administração de Pessoas, Ponto eletrônico e Controle de Acesso. “A gente gerencia os funcionários, controla o ponto eletrônico, o horário de entrada e saída das pessoas, verificamos se o funcionário tem banco de horas, ou não”, descreve o profissional.
Anteriormente a essa automatização, o Hospital utilizava um sistema de outra empresa fornecedora, que Catto preferiu não nomear. No entanto, a falta de integração entre os aplicativos de gestão dos departamentos de RH, financeiro e contabilidade gerava retrabalho e baixa produtividade das equipes.
Os processos eram produzidos de forma manual. “O RH imprimia os relatórios, entregava para o financeiro, e o financeiro e o contábil entravam com processos manuais”, explica Catto.
O sistema anterior, então, apenas gerava as informações, mas não as integrava, e a necessidade de impressão para repassar os dados demandava mais tempo dos profissionais. Além disso, Catto conta que o contábil e o financeiro, por vezes, geravam os mesmos dados.
Agora, ele explica que o RH faz o fechamento e já alimenta os sistemas dos setores de contabilidade e financeiro automaticamente. “A necessidade do projeto aconteceu por conta da perda de tempo que a equipe tinha”, resume.
Segundo ele, os funcionários deixavam de fazer outras tarefas importantes para se dedicarem a atividades de retrabalho. Catto afirma que o principal diferencial da solução da Senior foi a agilidade adquirida. “Melhorou muito a produtividade”, afirma. O software de Gestão de Pessoas da Senior torna as informações disponíveis e acessíveis aos colaboradores em tempo real.
Implantação do software
Para adotar solução da Senior, Catto conta que a Instituição fez uma pesquisa de mercado, e concluiu que a empresa era a mais indicada para a melhor otimização dos processos do segmento de RH. Oito meses foram necessários para a implementação, contabilizando desde o orçamento até o funcionamento pleno dos três módulos dos sistemas.Segundo o analista de suporte pleno do Hospital, a Senior deu todo o apoio necessário durante o processo de implementação. Não foi necessário alterar as plataformas de hardware da Instituição. “Foi um processo simples”, explica, acrescentando que a maior dificuldade, na verdade, foi a migração dos dados antigos para o novo sistema, “foi a parte mais demorada do processo”, afirma.
Reforma
Atualmente, a Instituição passa por uma reforma, prevista para terminar em novembro deste ano. O Hospital vai passar de 134 leitos, para 290. Por esse motivo, Catto afirma que o principal projeto de TI do Hospital ao longo do ano é a ampliação dos servidores, para dar suporte a essa nova estrutura física. “Vamos precisar de mais recursos de hardware, faremos a ampliação”, conta.
“Como o hospital está passando por reforma, a diretoria segura um pouco o investimento em TI, eles falam que agora eles querem comprar tijolo, a parte de informática é depois”, brinca Catto. Mas ele afirma que a partir de janeiro de 2013, os projetos de TI do Hospital começam a ser aprovados e já passarão para a fase de desenvolvimento.