Samaritano alavanca produtividade com solução de RH

0

Desde o fim de 2007, o Hospital Samaritano se beneficia com a automatização dos processos de Recursos Humanos a partir do uso da Solução de Gestão de Pessoas da Senior. Na ocasião, o trabalho de 25 pessoas, dentre os 410 colaboradores do hospital, foi otimizado com a digitalização e integração. O projeto custou R$ 220 mil, que já retornaram para a Instituição, segundo o analista de suporte pleno do Samaritano, Flávio Catto. “Já foi tudo pago”, informa.

Entre os cinco módulos de Gestão de Pessoas da Senior, a Instituição adotou três: Administração de Pessoas, Ponto eletrônico e Controle de Acesso. “A gente gerencia os funcionários, controla o ponto eletrônico, o horário de entrada e saída das pessoas, verificamos se o funcionário tem banco de horas, ou não”, descreve o profissional.
Anteriormente a essa automatização, o Hospital utilizava um sistema de outra empresa fornecedora, que Catto preferiu não nomear. No entanto, a falta de integração entre os aplicativos de gestão dos departamentos de RH, financeiro e contabilidade gerava retrabalho e baixa produtividade das equipes.

Os processos eram produzidos de forma manual. “O RH imprimia os relatórios, entregava para o financeiro, e o financeiro e o contábil entravam com processos manuais”, explica Catto.

O sistema anterior, então, apenas gerava as informações, mas não as integrava, e a necessidade de impressão para repassar os dados demandava mais tempo dos profissionais. Além disso, Catto conta que o contábil e o financeiro, por vezes, geravam os mesmos dados.

Agora, ele explica que o RH faz o fechamento e já alimenta os sistemas dos setores de contabilidade e financeiro automaticamente. “A necessidade do projeto aconteceu por conta da perda de tempo que a equipe tinha”, resume.
Segundo ele, os funcionários deixavam de fazer outras tarefas importantes para se dedicarem a atividades de retrabalho. Catto afirma que o principal diferencial da solução da Senior foi a agilidade adquirida. “Melhorou muito a produtividade”, afirma. O software de Gestão de Pessoas da Senior torna as informações disponíveis e acessíveis aos colaboradores em tempo real.

Implantação do software

Para adotar solução da Senior, Catto conta que a Instituição fez uma pesquisa de mercado, e concluiu que a empresa era a mais indicada para a melhor otimização dos processos do segmento de RH. Oito meses foram necessários para a implementação, contabilizando desde o orçamento até o funcionamento pleno dos três módulos dos sistemas.Segundo o analista de suporte pleno do Hospital, a Senior deu todo o apoio necessário durante o processo de implementação. Não foi necessário alterar as plataformas de hardware da Instituição. “Foi um processo simples”, explica, acrescentando que a maior dificuldade, na verdade, foi a migração dos dados antigos para o novo sistema, “foi a parte mais demorada do processo”, afirma.

Reforma

Atualmente, a Instituição passa por uma reforma, prevista para terminar em novembro deste ano. O Hospital vai passar de 134 leitos, para 290. Por esse motivo, Catto afirma que o principal projeto de TI do Hospital ao longo do ano é a ampliação dos servidores, para dar suporte a essa nova estrutura física. “Vamos precisar de mais recursos de hardware, faremos a ampliação”, conta.

“Como o hospital está passando por reforma, a diretoria segura um pouco o investimento em TI, eles falam que agora eles querem comprar tijolo, a parte de informática é depois”, brinca Catto. Mas ele afirma que a partir de janeiro de 2013, os projetos de TI do Hospital começam a ser aprovados e já passarão para a fase de desenvolvimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.