Ter a capacidade de unir, numa única plataforma, todas as informações do cliente, levando em conta suas preferências e o contexto no qual se encontra, como localização, ambiente e a hora do dia e, assim, aumentar a taxa de retorno dos clientes para uma segunda e terceira compras. De maneira bem resumida, essa é a tecnologia por detrás do Message Cloud, uma plataforma que a inglesa SmartFocus está trazendo para a América Latina.
Além de permitir a personalização de cada e-mail marketing, a solução de Big Data do Message Cloud consegue combinar dados e histórico de compras on-line, bem como e-mail e comportamento no website, relacionando múltiplos perfis com um registro específico. "O Message Cloud é uma plataforma descomplicada que permite às empresas entender seus clientes e se conectar com eles em tempo real – seja por e-mail, mobile, web, ou canais sociais", explica Jorge Planet Mira, diretor executivo da SmartFocus no Brasil.
A plataforma permite que os e-mails para os clientes sempre mostrem, por exemplo, os produtos que estão em estoque. Desta forma, é possível para a loja trocar os produtos das ofertas no exato momento em que se esgotam, o que evita um problema bem recorrente no e-commerce e que desagrada muito os consumidores: a precificação. Além disso, cronômetros de contagem regressiva são aliados para aumentar as taxas de conversão. "Isso porque, ao verem uma contagem regressiva em curso, um senso de urgência é gerado no cliente em relação ao término de um evento ou uma promoção", informa Mira. "Temos relatos de clientes que aumentaram em 60% ao ano a taxa de conversão de compras", diz.
Por isso, o Message Cloud é considerado uma importante ferramenta de Marketing Intelligence, pois com ele é possível compreender o comportamento passado do cliente e o desempenho do seu negócio em segundos, identificar instantaneamente os melhores canais de comunicação para manter os clientes mais fiéis e encontrar novos com o mesmo perfil, identificar padrões de compra e aumentar a receita de clientes, identificando e promovendo produtos baseados em outros itens comprados em conjunto. "Com o Message Cloud, passamos de líderes em Marketing Digital à primeira plataforma mundial diferenciada por ser omnichannel personalizada", garante.