Publicidade
Início Blogueria Como os chatbots podem solucionar problemas reais no ambiente de TI?

Como os chatbots podem solucionar problemas reais no ambiente de TI?

0
Publicidade

Chatbot, uma abreviação para “robô de chat”, nada mais é que um software que gerencia trocas de mensagens. Pode ser instalado em sites, apps proprietários e aplicativos populares, como é o caso do Facebook Messenger ou mesmo o WhatsApp, disparado o aplicativo mais usado, chegando a conquistar 93% de adoção entre o público brasileiro, frente a “apenas” 79% daquela rede social.

Mas a utilidade de um bot vai muito além da social media: até mesmo a empresa provedora de nuvem da Amazon, AWS, possui serviços baseados em chatbots para desenvolvedores, como é o caso do Lambda, de computação sem servidor – serverless computing – e do Alexa, este último usado para aplicativos que envolvem Inteligência Artificial.

Em um contexto de infraestrutura de TI, por exemplo, um bot pode ser programado para executar determinadas tarefas básicas, valendo-se de uma interface igualmente simples para o desenvolvedor se comunicar. E, embora existam dois tipos de bots, um baseado em regras e que obedece a parâmetros bem definidos – bom para regras de negócio, por exemplo – e outro baseado em IA, é bastante comum haver uma certa confusão sobre o chatbot funcionar também como um meio de monitoramento de recursos na nuvem.

O chatbot não é um Zabbix (software de código aberto utilizado para monitoramento visando garantir integridade e desempenho dos servidores), ele é apenas uma ferramenta de apoio para o desenvolvedor. É possível  atrelar o bot ao monitoramento, mas ele serve apenas como apoio, pois quem faz o monitoramento mesmo é um programa específico para isso, como é o caso do Zabbix.

Além disso, é possível também desenvolver módulos de chatbots tanto para tarefas específicas como para executar comandos remotos em máquinas virtuais ou ainda criar bots sob medida para cada cliente, com informações embarcadas e sistema de autoaprendizagem que os tornam capazes de atender diferentes demandas.

Cada vez mais disseminada, a tecnologia de chatbots agrega muito valor ao negócio, já que não apenas reduz os custos que envolvem tarefas repetitivas, como também otimiza o tempo na solução de problemas ao contar com processos bem definidos e automatizados.  Sua empresa já está preparada para adotar essa tendência?

Lucas Duarte e Rafael Oliveira, especialistas Mandic Cloud Solutions + Rivendel.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile