Grupo Aço Cearense ganha produtividade com plataforma SAP e libera R$ 54 milhões em crédito para clientes

0

O Grupo Aço Cearense iniciou um projeto de transformação digital de sua área de concessão de crédito por meio da solução SAP Data Intelligence para dar maior confiabilidade, agilidade e segurança na análise e alavancar a liberação de novas linhas para os clientes, com resultados acima do esperado pela empresa. No primeiro mês de utilização, o grupo ajustou os limites de 1.520 clientes, ou seja, 16% de sua base de clientes ativos, e liberou aproximadamente R$ 54 milhões em crédito – tudo com um esforço 80% menor no processo.

A SAP Data Intelligence é uma solução abrangente de gestão de dados que os transforma em insights inteligentes, relevantes e contextuais para uma melhor tomada de decisão, por meio de aprendizado de máquina e inteligência artificial. Uma das vantagens é aprimorar a governança e minimizar riscos a partir de um conjunto de regras. Ela é uma camada de orquestração de dados da SAP Business Technology Platform (SAP BTP), plataforma de tecnologia que reúne dados e funções analíticas, IA, desenvolvimento, automação e integração em um ambiente unificado.

O Grupo Aço Cearense explorou essas capacidades em parceria com o Serasa para criar o modelo que deu maior assertividade na concessão de limite de crédito e estabeleceu um score para os clientes. Com maior integração e customização, o sistema trouxe maior rapidez nas análises e destravou vendas que, de outra maneira, não aconteceriam. De outro lado, também reduziu o risco para a companhia ao restringir o acesso de clientes com pendências. Os clientes têm a informação sobre o novo limite de crédito em tempo real, assim como o setor financeiro do grupo.

"A evolução na transformação digital é objetivo estratégico e está completamente ligada ao propósito do Grupo Aço Cearense, que é contribuir para o desenvolvimento do nosso país, fomentando o crescimento de nossos clientes. Por meio desse projeto de IA conseguimos impactar nossos clientes de diversos portes e segmentos, possibilitamos agilidade na obtenção do crédito, revisão de limites, ajudando no giro de seus negócios, impulsionando crescimento, antes movimentos que dependiam de trabalhos manuais são realizados com velocidade e acuracidade, fortalecendo também nosso time de crédito para ações mais estratégicas, ou seja, a verdadeira transformação digital é transformar a estratégia", destaca Cinthia Cavalcanti, Diretora de Desenvolvimento Organizacional e TI do Grupo Aço Cearense.

O modelo criado para a empresa faz as sugestões de crédito por meio de uma base de dados de mais de 12 mil clientes ativos e 63 variáveis. A análise considera o faturamento médio dos últimos 48 meses, o porte do cliente, valor da operação, mês e ano de maior exposição ao crédito, notas fiscais emitidas, média de pagamento dos últimos seis a 12 meses e valores em atraso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.