A IBM Brasil tem a meta e criar um laboratório de pesquisas voltadas para serviços no país. A iniciativa está sendo liderada pelo cientista-chefe da companhia no Brasil Fábio Gandour e para reforçar a equipe a IBM local repatriou o pesquisador Cláudio Pinhanez, que estava atuando na IBM dos Estados Unidos e que agora dividirá o processo com Gandour.
A missão dos cientistas é de criar um laboratório de pesquisas no Brasil para auxiliar no desenvolvimento da qualidade dos serviços ofertados pela empresa. Segundo o cientista, o objetivo é buscar o alinhamento da ciência com o negócio, ou seja, ciência que traga impactos para o negócio.
"O laboratório dará apoio aos sistemas de prestação de serviços da IBM no Brasil, com o intuito de melhorar a qualidade destes. A meta será buscar como resultados métodos e processos que melhorem a rentabilidade dos negócios", afirmou Gandour durante coletiva de imprensa no IBM Forum 2009.
O executivo conta que essa iniciativa ganhou força no ano passado, e após a contratação de Pinhanez, que se desligou da IBM nos EUA e foi contratado legalmente pela IBM do Brasil, agora está sendo implantado um processo de seleção de um novo pesquisas, o qual exige como requisito mínimoque tenha, no mínimo, doutorado.
"Isso é uma amostra que já estamos executando o processo de criação do laboratório. Antes disso, definimos os focos e as agendas de trabalho", comentou Gandour, ressaltando que o laboratório será criado em um conceito de pesquisa colaborativa.
Por enquanto, a equipe ainda não terá um local próprio de trabalho, mas isso tende a ocorrer nos próximos anos.
- Ciência aplicada aos negócios