O Supermercado Bahamas, rede varejista de Minas Gerais, assinou contrato de R$ 250 mil com a IBM Brasil para a modernização e reestruturação do seu ambiente de TI. Com o projeto, a empresa registra economia de 40% no consumo de energia elétrica em seu centro de processamento de dados. O projeto, conduzido com o SPE Data, parceiro de negócios da IBM, utilizou a tecnologia Blade System para consolidar os sistemas de ERP e as informações do supermercado. A solução possibilitou a centralização de arquivos e documentos de usuários, conferindo facilidade no gerenciamento e aumento da capacidade de armazenamento do sistema.
O desafio do projeto era garantir alta disponibilidade das informações por um custo acessível. "Além de trazer inteligência, reduzir o gasto com energia elétrica e integrar a comunicação de todas as unidades, o projeto nós dá a possibilidade de, em caso de falhas, abrir chamados automaticamente ao suporte da IBM, sem a necessidade de intervenção de nossos operadores", explica Luis Jairo de Souza Junior, Consultor/Gerente de tecnologia da rede. "Para o Bahamas, este projeto é um grande diferencial competitivo, já que a oferta de um ambiente mais eficiente contribui para despertar o interesse do cliente para ir até uma das unidades do mercado", complementa Marcelo Leal, diretor comercial da SPE data.
A IBM sugeriu uma solução Blade System por permitir maior capacidade de processamento de dados por menor custo de instalação e suporte. Segundo Bruno Araújo, gerente de vendas da empresa no Brasil, a integração entre a companhia, a equipe da SPE Data e a do Supermercado Bahamas foi fundamental para a implementação do projeto. "Tivemos profissionais experientes para realizar toda a modernização do novo ambiente. Além disso, auxiliamos o Bahamas em sua decisão de atualização com uma série de análises e projeções técnicas para definição do melhor produto", ressalta Araújo.
O Supermercado Bahamas emprega cerca de 3.500 colaboradores e recebe quase dois milhões de clientes por mês. A iniciativa de modernizar o ambiente tecnológico do supermercado vai ao encontro de uma tendência que está em crescimento no mercado varejista: melhorar cada vez mais a experiência de compra do consumidor. Segundo o estudo realizado pela divisão de consultoria da IBM, a tecnologia impacta a forma como os consumidores interagem, obtêm informações e compram produtos e serviços no varejo.