Resíduo eletrônico exige definição do papel da cadeia produtiva

0

“Para o sucesso da aplicação do recolhimento e destinação final dos produtos, é necessário definir o papel de todos os atores da cadeia produtiva: fabricantes, importadores, distribuidores, consumidores e poder público’’. Essa foi posição manifestada por André Luis Saraiva, diretor da área de Responsabilidade Socioambiental da Abinee, que falou sobre a posição da indústria eletroeletrônica em relação à regulamentação da PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos e a atuação da entidade na questão da Logística Reversa o primeiro dia do Abinee TEC 2012 – Fórum de Sustentabilidade, Eficiência Energética e Energias Alternativas, que começou nesta segunda-feira, 3, em São Paulo.

Segundo ele, o setor está comprometido em tornar a legislação exequível. Para nós, ‘’mais do que exigência legal, a logística reversa é um compromisso do setor com a sustentabilidade e a economia verde”, disse.

Em sua exposição, Saraiva que representa a entidade na relatoria do Grupo Técnico Temático de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos no âmbito do Comitê Orientador para Implantação de Sistemas de Logística Reversa da Política Nacional de Resíduos Sólidos, destacou algumas ações já tomadas pelo Grupo Técnico como a proposta de modelagem de Logística Reversa Abinee/Eletros para as linhas verde, marrom, azul e branca e a discussão dos entraves para implantação do processo.

Além disso, ressaltou os próximos desafios para a implantação da PNRS. “Temos ainda quatro etapas a serem cumpridas, são elas, a finalização do estudo de viabilidade técnica e econômica, com previsão para agora em setembro de 2012; o alinhamento de propostas pela indústria e comércio; o edital de chamamento para acordos setoriais (após estudo de viabilidade) e a implantação do processo de Logística Reversa”, concluiu.

Governo

O gerente do Departamento de Apoio a Projetos Inovadores da Finep, Hudson Lima, destacou que as energias renováveis e sustentabilidade estão entre as áreas prioritárias da financiadora. Segundo ele, ainda este ano deve ser anunciado o Programa Brasil Sustentável, visando apoiar projetos sustentáveis. Luiz Otávio Reiff, assessor da presidência do BNDES, também falou sobre que a concepção de desenvolvimento sustentável e a inovação são duas das principais prioridades para o banco.

A gerente adjunta do Sebrae Nacional, Glaucia Zoldan, destacou a participação da agência na Rio+20. Ela ressaltou que as empresas já veem a sustentabilidade como modo e não como moda.

Cássio Marx Rabello, da ABDI, apresentou o estudo de modelagem de Logística Reversa de produtos eletroeletrônicos, que está em fase de ajuste final e será submetido à Audiência Pública. Ressaltando a complexidade da cadeia produtiva da indústria elétrica e eletrônica, ele afirmou que uma das premissas do projeto é considerar a eficácia e eficiência do processo. Disse ainda, que a modelagem atende o conceito de responsabilidade compartilhada, considerando todos os atores do processo.

João Alziro da Jornada, presidente do Inmetro, abordou as ações do instituto como a elaboração do Programa Brasileiro de Etiquetagem, que fornece informações sobre o desempenho dos produtos, considerando atributos como a eficiência energética. Ele destacou, também, as iniciativas do Inmetro para evitar a entrada de produtos contrafeitos e de baixa qualidade no país.

Luciano Almeida, presidente da Investe São Paulo, afirmou que as práticas sustentáveis são uma oportunidade para fazer de forma melhor e mais eficiente. “O desafio é manter o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida do cidadão”. Para o diretor-presidente da Desenvolve-SP, Milton Melo, a sustentabilidade tem permeado a questão do desenvolvimento em todas as partes do mundo.

Como exemplo de ação sobre este assunto, ele ressaltou a Linha Economia Verde da Agência, destinada a projetos sustentáveis, que promovam significativa redução de emissões de gases de efeito estufa, de comprovada eficiência energética e que minimizem o impacto no meio ambiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.