O Google colocou em marcha um plano para tentar desbancar a Microsoft da liderança na área de aplicativos corporativos e serviços como Gmail e Cloud. A empresa renomeou sua divisão Google Enterprise para Google for Work e está desenvolvendo esforços para atender mais de 60% das empresas listadas no ranking Fortune 500 que usam um de seus produtos pagos.
Em uma publicação no blog da empresa, Eric Schmidt, presidente-executivo do Google, explica como a empresa primeiramente pesquisou e, em seguida, trouxe o Gmail para as empresas, bem como realizou os investimentos que importam para seus clientes e parceiros de negócios — segurança, transparência, comprometimento e suporte ao cliente.
Segundo o Google, cerca de 5 milhões de empresas usam seus produtos corporativos. "Nós nunca nos propusemos a criar uma empresa tradicional de negócios", escreve Schmidt no post, mas sim a criar uma nova forma de trabalhar.
A investida do Google no mercado corporativo tornou-se evidente em 2002, quando introduziu a ferramenta de buscas e, em seguida, começou a construir os serviços como o Gmail, Google Docs e Cloud, Já em meados de 2000 ficou claro que a empresa iria redirecionar seu foco para serviços de negócios, que culminou com os lançamentos do Google Apps, Google Maps, dos sistemas operacionais Chrome e Android, a plataforma de nuvem e outros serviços.
"Então, chegou a hora de mudar o nosso nome para recuperar o atraso", escreve Schmidt. "A partir de hoje, o que foi chamado de Google Enterprise é agora, simplesmente, Google for Work.