Ciência e tecnologia podem ser instrumentos de inclusão social, dizem especialistas

0

A ciência e a tecnologia podem ser instrumentos de inclusão social. Essa é a visão dos representantes do Ministério de Ciência e Tecnologia que participaram de audiência pública realizada nesta quarta-feira (3/10) pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado. O encontro teve a finalidade de informar sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que se realiza até o próximo dia 7, em todo o Brasil.

O secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do ministério, Joe Carlo Viana Valle, afirmou que a aplicação da ciência, da tecnologia e das inovações têm como conseqüência a inclusão social. Como exemplo, ele disse que o setor de agroenergia pode ser instrumento de inclusão socioambiental, ao contribuir para o desenvolvimento econômico do país, bem como aumentar a oferta de emprego. Ele ressaltou, no entanto, que a produção de biocombustíveis deve levar em conta a preservação da Amazônia e a fiscalização, para não permitir a utilização de trabalho escravo.

O subsecretário de Coordenação das Unidades de Pesquisa do MCT, Luiz Fernando Schettino, pediu apoio aos senadores para aprovar o projeto de lei que cria o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Ele informou que a proposta já foi aprovada pela Câmara dos Deputados e está aguardando a designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Schettino ressaltou que o ministério está recuperando laboratórios e institutos em vários estados brasileiros. A intenção, disse ele, é desenvolver atividades qualificadas e treinar profissionais para atuar na área de ciência e tecnologia.

Desde os anos 80, disse o diretor-geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa do Ministério de Ciência e Tecnologia, Nelson Simões da Silva, não há aproveitamento do potencial da internet para integrar os cientistas brasileiros. Nesse sentido, explicou, o ministério está implantando redes que interconectam pesquisadores de todo o Brasil e da América Latina com escolas e universidades.

Simões lembrou que a ciência não é ato isolado de um pesquisador, mas um trabalho que exige colaboração. Ele afirmou que, cada vez mais, os pesquisadores trocam dados de forma muito similar à proximidade real, o que ele denominou de e-ciência.

Durante o debate, o senador Renato Casagrande (PSB-ES) disse que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia cumpre o papel de popularizar a ciência e tecnologia. O senador salientou que é necessário haver mudança de comportamento das pessoas para reverter o nível de agressão ao planeta e não apenas realizar investimentos científicos e tecnológicos.

Com informações da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.