IBM lança mainframe z15 como novo recurso de criptografia estendida

0

A IBM anuncia a chegada ao mercado brasileiro o z15, uma nova plataforma que tem como um dos pontos fortes a criptografia de ponta a ponta, onde mesmo as aplicações que rodam  fora do ambiente do mainframe permanecem criptografadas, característica que não existia na versão anterior,  o z14,  lançado no início de 2017. Com o z15, os clientes podem gerenciar quem acessa dados por meio de controles baseados em políticas, com uma capacidade sem precedentes de revogar o acesso a dados imediatamente na nuvem híbrida.

Joaquim Campos, vice-presidente de Sistemas da IBM Brasil, explica que o recurso batizado de "passaporte de dados" (data privacy passports) vem atender à exigência da LGPD – Lei de Proteção de Dados, que prevê que todos dados devem ser apagados onde estejam, quando solicitado, o chamado direito do esquecimento, mesmo que os dados armazenados em ambientes multicloud híbridos.

A circulação de dados entre contrapartes e com terceiros geralmente é a principal causa das violações de dados. De acordo com uma pesquisa recente conduzida pelo Instituto Ponemon em parceria com a IBM, 60% das empresas relataram ter sofrido uma violação de dados causada por um provedor ou um terceiro em 2018. Com a crescente adoção de ambientes multiclouds híbridos, o desafio de manter a segurança e a privacidade dos dados é maior e mais complexo.

Outro ponto salientado por Campos, é a integração multicloud, de forma segura e escalável, graças a um sistema inovador que é fruto de uma parceria entre a IBM Systems e a IBM Research, que possibilitou o fornecimento de containers Docker para a plataforma, projetados para oferecer escalabilidade de container, ideal para cargas de trabalho na nuvem, transformando a maneira como eles modernizam os aplicativos instalados, constroem novos aplicativos nativos para a nuvem e integram com segurança as cargas de trabalho mais importantes entre diferentes nuvens.

Outra características salientado pelo executivo, "é uma abordagem pioneira do setor que permite limitar o custo e o impacto do downtime programado e não programado do sistema e permite que os usuários acessem a capacidade total do sistema para minimizar interrupções e reinicializar os serviços IBM Z, fornecendo um aumento temporário na capacidade de se recuperar rapidamente o tempo perdido". Depois de uma paralisação, todas as aplicações entram numa fila de processamento, que pode trazer lentidão para a operação. Com esse novo recurso, todos os processadores principais e secundários são ativados para acelerar essa fila, sem que a IBM monetize por essa disponibilidade adicional.

Cargas de missão crítica para a nuvem

O z15 pode processar até um trilhão de transações web por dia, suportar bancos de dados massivos e escalar para 2.4 milhões de contêineres Docker em um único sistema z15, até 2.3 vezes mais contêineres Docker por núcleo em uma LPAR z15 versus uma plataforma x86 de metal puro comparável, executando uma carga de servidor web idêntica. O z15 também ajuda os clientes a enfrentarem desafios de latência de missão crítica, oferecendo até 30 vezes menos latência e até 28 vezes menos utilização da CPU, compactando dados seguros de transações web antes da criptografia usando o Integrated Accelerator para z Enterprise Data Compression em vez de usar compactação de software.

Em agosto, a IBM anunciou a intenção de oferecer o Red Hat OpenShift no IBM Z e LinuxONE. Essa oferta acelerará a transformação em direção a uma maior portabilidade e agilidade por meio de ferramentas integradas e um ecossistema rico em recursos para o desenvolvimento nativo na nuvem no Linux para as ofertas IBM Z e LinuxONE. Juntamente com o Red Hat OpenShift e o IBM Cloud Paks, o z15 é o sistema mais poderoso do mundo para cargas de trabalho de nuvem híbrida seguras. Os desenvolvedores de nuvem podem implementar aplicativos z/OS no OpenShift sem a necessidade de habilidades especiais do z/OS.

A IBM também pretende estender as ofertas do IBM Cloud Pak às ofertas do Linux no IBM Z e LinuxONE. Essas ofertas acelerarão o ecossistema de software IBM necessário para que os clientes empresariais adotem a implementação multicloud híbrida. Essas ofertas, combinadas com as principais plataformas de negócios da IBM, IBM Z e LinuxONE, fortalecerão ainda mais a capacidade da IBM de desbloquear o valor dos negócios e impulsionar o crescimento dos clientes, fornecendo uma plataforma multicloud híbrida segura e aberta.

Armazenamento no centro de uma nuvem híbrida segura

Em maio, a IBM anunciou recursos-chave para posicionar ainda mais o IBM Z como ponto focal de uma estratégia de nuvem híbrida segura que inclui z /OS Container Extensions e z/OS Cloud Broker, facilitando a criação e o gerenciamento de aplicativos para desenvolvedores, ambos disponíveis no z15. Os clientes também poderão aproveitar o Tailored Fit Pricing for IBM Z, um modelo simples de precificação em nuvem para o ambiente de TI de negócios de hoje, projetado para oferecer transparência e flexibilidade na precificação baseada no consumidor, com economias de escala para cargas de trabalho no IBM z/OS.

Além do z15, a IBM anunciou  um novo sistema de armazenamento corporativo all flash, o IBM DS8900F, que oferece tempo de disponibilidade superior a 99,99999%, várias opções de recuperação de desastre com tempo de recuperação quase zero para garantir a proteção de dados e a maior velocidade de resposta dos aplicativos no mercado. Com esses novos serviços de armazenamento de classe corporativa, os clientes IBM Z agora têm um novo nível de controle, para armazenar seus dados onde faz mais sentido econômico e comercial, mantendo a resiliência,  disponibilidade e mais desempenho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.