A Microsoft disponibilizou o Viva Sales, seu aplicativo de experiência do focado no time de vendas. A ideia da empresa é unir um software de CRM ao Microsoft 365 e ao Microsoft Teams diretamente no fluxo de trabalho, permitindo que os vendedores economizem tempo para se dedicar aos clientes e fechar negócios.
O Viva Sales foi projetado para maximizar a produtividade do vendedor. A plataforma fornece, em tempo real, o contexto de negócios a partir do sistema de CRM do vendedor no Microsoft Outlook e no Teams. A intenção é reduzir o tempo gasto em busca de informações relevantes e conecta com facilidade as equipes de vendas e os negócios em andamento, agilizando o compartilhamento de conhecimento e uma colaboração mais eficiente.
Além disso, melhora a tomada de decisão de um vendedor com insights alimentados por IA que otimiza o engajamento dos clientes. Tudo isso eliminando o ônus das atualizações manuais do CRM, aumentando assim a produtividade da equipe de vendas.
É importante destacar que o Viva Sales não é um CRM. Ele é apenas a solução que captura os dados do CRM para exibi-los em outra aplicação para facilitar a comunicação entre equipes.
O que o Viva Sales faz
O Viva Sales inclui funcionalidades nativas tanto para o Microsoft Dynamics 365 quanto para o Salesforce CRM. E a solução já conta com a provação de clientes Adobe, Crayon e PwC. O Viva Sales permite que um vendedor:
Elimine a entrada manual de dados interagindo com o CRM por meio do Outlook e do Teams, sincronizando dados de engajamento do cliente com o Dynamics 365 e o Salesforce CRM: Os vendedores podem capturar novos contatos de e-mails e reuniões diretamente em seu CRM e ver os principais insights dos clientes, como atividades anteriores, além de incluir e-mails e reuniões. Eles também podem salvar e-mails diretamente do Outlook no CRM para que as organizações mantenham a conexão com o cliente e o histórico de relacionamento.
Colabore facilmente com colegas em registros de clientes dentro do Teams e do Outlook: Com o Viva Sales CRM, os registros de vendas são "cidadãos de primeira classe" nas experiências digitais que os vendedores mais usam. Com contatos, oportunidades e contas na ponta dos dedos, os vendedores podem dar andamento aos negócios, tomar melhores decisões e colaborar com outros no Outlook e no Teams. Os vendedores podem rastrear, pesquisar, compartilhar e editar entidades de CRM no Outlook e no Teams, aproveitando o Context QI, usando ricos cartões de contexto, mantendo as equipes de vendas em seus fluxos de trabalho, reduzindo a troca desnecessária de aplicativos e contextos e aumentando a satisfação no trabalho.
Aumente os engajamentos dos clientes com insights alimentados por IA: Profissionalismo com clientes e acompanhamento são atributos importantes de qualquer bom vendedor. Ao se comunicar com os clientes no Teams, o Sales Conversation Intelligence (SCI) pode gerar resumos de reuniões, acompanhar o sentimento do cliente e sugerir itens de ação para acompanhamentos de clientes após a reunião. O SCI elimina a necessidade de tomar notas durante as chamadas gravando, transcrevendo e fornecendo insights valiosos. A análise de sentimentos dentro do SCI ajuda o vendedor a acompanhar melhor o sentimento do cliente sobre um tópico específico, ajudando a orientar a conversa e planejar a melhor abordagem para conversas futuras.
Parceria em treinamentos
A Microsoft ainda fechou uma parceria com a plataforma de capacitação Seismic, que fornece às equipes conteúdo, ferramentas e insights para impactar diretamente no crescimento da receita. Por meio dessa parceria, os clientes em comum podem melhorar a experiência de reuniões e o engajamento dos compradores com as equipes de vendas, aumentando a produtividade por meio da preparação, automação e inteligência em seu fluxo diário de trabalho.
Como primeiro passo nesta jornada, a Seismic Enablement Cloud usa insights alimentados pela IA do Viva Sales para recomendar conteúdo, treinamentos e uma sala digital de vendas pré-construída como ações de acompanhamento pós-reunião no Viva Sales. Isso entrega mais valor aos vendedores, diretamente em seus fluxos de trabalho. A própria equipe global de vendas da Microsoft espera utilizar essa parceria para aumentar suas vendas.