O Escritório do Comissário da Informação do Reino Unido (ICO, na sigla em inglês) decidiu que o Google infringiu a lei local com a coleta de dados do Street View, projeto mundial de mapeamento e fotografia de ruas do site de buscas. A decisão do órgão regulador, publicada nesta terça-feira, 3, obriga o Google a apagar todos os dados armazenados no país e a assinar um termo se comprometendo a nunca mais salvar dados de usuários sem autorização prévia.
No início deste ano, depois de denunciado por um órgão regulador alemão, a gigante das buscas admitiu que os carros do Street View haviam coletado dados de acesso à internet de redes sem fio desprotegidas em todos os países em que o projeto foi iniciado. À época, o Google culpou o software de acesso à web dos carros, alegando que houve um erro de programação.
De acordo com o relatório, os investigadores encontraram fragmentos de informações pessoais digitais, como e-mails, senhas e históricos completos de navegação na web nos discos rígidos dos carros do Street View usados no Reino Unido. O documento assinado pelo Google, em que se compromete a não violar a privacidade digital dos britânicos novamente, tem valor legal, e, caso seja quebrado, "o governo está autorizado a tomar as medidas judiciais formais necessárias".
- Mapeamento