Por que a integridade dos dados deveria ser prioridade da sua empresa?

0

Felizmente, nos últimos anos, a discussão acerca da segurança dos dados armazenados pelas organizações tem ocupado um largo espaço no cenário empresarial do país. Embora seja possível visualizar um contexto em que ainda há muito o que se aprimorar em termos de estrutura de TI e solidez no fluxo de informações, nunca se teve tantas alternativas factíveis no mercado para se reverter essa situação reconhecidamente prejudicial para todos. A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), por exemplo, foi uma consequência direta dessa tendência irreversível e representou um desejo por mais transparência e privacidade da população no âmbito legal.

Se por um lado, preparar o terreno organizacional para absorver a LGPD é um dos objetivos mais importantes por trás dessa movimentação inovadora, a adoção de uma abordagem estratégica sobre a área de TI provoca um impacto positivo sobre a empresa como um todo, no que acaba se configurando em um diferencial competitivo extremamente bem-vindo. Para responder à pergunta que intitula esse artigo, devemos considerar a abrangência do tema nos dias de hoje.

Permanecer no passado pode ser um erro fatal

A tecnologia simplifica e otimiza processos, transformando radicalmente o cotidiano operacional das empresas. Entre tantas contribuições que justificam o investimento em soluções de automação, além de um enfoque recorrente na necessidade de se aderir ao avanço tecnológico, como explicar o nível elevado de organizações que ainda apoiam suas atividades em sistemas manuais? Nesse sentido, o caminho para a conscientização não é condenar os que permanecem alheios à inovação, mas conceder um olhar objetivo sobre os motivos para se deixar esse passado para trás.

Existem pensamentos equivocados quanto ao verdadeiro propósito da digitalização que ajudam a fomentar um certo receio para deixar a zona de conforto e potencializar as operações internas. Trazendo o debate para a segurança da informação, essa falta de sintonia com a novidade pode colocar em cheque a saúde fiscal e financeira das empresas.  A questão deixa o aspecto secundário e passa a habitar uma preponderância inquestionável em relação à continuidade dos negócios. Querendo ou não, os dados centralizam um protagonismo determinante em termos de posicionamento e destaque ante o público consumidor.

LGPD é estopim para mudanças

Pela dimensão e o caráter de obrigatoriedade imposto pela LGPD, trata-se de um grande ponto de ignição para que as empresas brasileiras encarem a integridade dos dados com mais empenho e seriedade. No entanto, outros elementos que também compartilham esse imediatismo devem ser considerados por parte dos gestores. Se a tecnologia apresenta um estágio de constante evolução e aprimoramento, os métodos de ataques virtuais não ficam atrás e se adequam à situação operacional demonstrada pelo alvo.

Um levantamento realizado pela Kaspersky trouxe informações que comprovam a gravidade do quadro. Segundo a pesquisa, durante a pandemia, mais da metade de ataques domésticos e que visavam empresas na América Latina ocorreram no Brasil. Isso coloca o país na liderança do ranking de ciberataques na região do continente americano. Após essa contextualização, fica difícil ignorar a importância de se construir uma cultura corporativa suportada pela cibersegurança, medida que pavimenta a estabilidade do fluxo de dados.

Segurança dos dados valoriza o papel humano

No início do artigo, destaquei a amplitude do tema e como a segurança da informação beneficia a gestão empresarial em sua totalidade. Além de assegurar a automatização de processos que antes ocupariam o tempo hábil de profissionais, a presença da máquina no ambiente de trabalho atua como uma espécie de conciliadora, servindo de pretexto para que os líderes encaminhem os colaboradores para tarefas mais subjetivas e estratégicas, respeitando todas as capacidades individuais. Logo, os ganhos de produtividade e engajamento resultantes dessa condição podem refletir em mais tranquilidade para que as equipes exerçam suas funções.

Em resumo, preservar a integridade dos dados é sinônimo de colocar a valorização das pessoas no topo da lista de prioridades. As informações, a exemplo do texto previsto na LGPD, pertencem à figura humana, seja no aspecto interno ou voltado para os clientes. E é missão fundamental de todas as empresas firmar um compromisso em resposta à uma demanda mundial por mais consentimento e segurança.

Luiz Penha, co-founder e COO da Nextcode.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.