O futuro da automação do marketing

0

Em plena era digital, é quase impossível pensarmos em marketing sem automações. Dessas automações, fazem parte as mensagens automáticas de boas-vindas; uma promoção com produtos que poderiam ser interessantes ao consumidor; descontos por causa do aniversário; lembrete com os itens do carrinho abandonado; análises do comportamento do cliente no site e por aí vai. 

O resultado? Um dos recursos mais escassos da modernidade – o tempo – agora pode ser utilizado de forma mais eficiente pelos humanos que, graças às tecnologias, podem e devem atuar em áreas mais estratégicas a fim de gerar mais valor aos negócios. 

Mas, para que a automação na área chegasse ao que conhecemos hoje, foi necessária uma longa caminhada. Nessa jornada, em que a comunicação, o marketing e as vendas se tornaram best friends forever, passamos por enormes transformações que modificaram profundamente a forma como pensamos e agimos. Por isso, já adianto que: tudo o que ainda não é autônomo caminha para ser. 

A transformação digital, acelerada pela pandemia de covid-19, é uma das peças-chaves que potencializaram o mercado global de automação de marketing. Para se ter uma ideia, a expectativa de crescimento de utilizadores de automação na área é de US$ 5,2 bilhões até o final deste ano, segundo dados da MarketsandMarkets. Especialistas ainda estimam que até 2027 o mercado global de automação de marketing chegará aos US$ 9,5 bilhões, a uma taxa de crescimento anual composta de 12,8% durante o período de previsão. 

No Brasil, o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, que registrou um levantamento com 97 desenvolvedores que atuam na área digital, mostra que sete em cada dez (76%) relataram aumento na procura por robôs, principalmente nos setores financeiro (25%); varejista (22%); e de telecomunicações (14%). 

Fato é que existem muitas utilizações associadas à automação de marketing. Inclusive, uma das estrelas em torno do assunto é o e-mail marketing, contrariando as profecias de muitos leigos no assunto que afirmaram a morte do pobre coitado do e-mail aos quatro cantos. Antes considerado rudimentar, o e-mail, ainda mais na área em pauta, consagra-se como o fio condutor de partes essenciais desse ecossistema. Além disso, trata-se da nossa identidade digital – sim, um RG mesmo. Afinal, sem ele muitas portas não são abertas. 

É claro que também há muitas outras ferramentas que fazem parte desse fluxo – SMS, redes sociais, mapa de calor, pop-ups etc. É possível ainda integrar a plataforma de automação com outros softwares para oferecer uma experiência mais completa, assertiva e personalizada ao cliente. E digo mais: a automação aliada à análise de dados tem o poder de proporcionar insights completos de oferta e procura no momento crucial. 

Em paralelo, na busca incessante por leads, muitos optam pelos atalhos para a chegada do retorno financeiro. Esse cenário corresponde ao boom das bigs techs, já que os Ads não param de crescer – o preço dos anúncios não para de subir. Consequentemente, paga-se mais em troca de menos (menos leads), e pior: todos os dados estratégicos de clientes (da sua marca, por exemplo) são deixados para a Microsoft, Apple, Meta, Amazon… 

Por isso, construir, tratar e segmentar a própria base de dados é o único caminho – um pouco mais longo, sem atalhos, mas com a direção apontada para o destino certo. Isto é, agregando valor às experiências, conquistando ganho financeiro expressivo e aumento permanente dessa própria base. 

O futuro de toda a internet passa pela inteligência de dados. Portanto, quem não colhe informações e não monta uma base de dados está na Idade da Pedra. A automação de marketing é o ponto de partida da captura até a conversão ao longo de todo o funil de vendas. Dada a sua importância e consolidação frente a um mundo cada vez mais veloz e conectado, o céu ainda não é o limite para ela. 

Jonatas Abbott, sócio e diretor executivo da Dinamize. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.