Seguros: tecnologia e IA criam experiência sob medida para clientes

0

A evolução digital já é uma realidade no setor de seguros e a tendência é de que se expanda ainda mais rapidamente nos próximos anos. Até 2030, a previsão é de que o volume do mercado mundial atinja inéditos US$ 158,9 bilhões.

Os dados recentes, que constam no Relatório do Mercado Global da Indústria Insurtech, indicam também o crescimento da intenção dos players de seguros em investir em tecnologia: 85% deles julgam se tratar de uma prioridade estratégica.

Sim, estamos no caminho certo, mas há outros aspectos a levar em conta.

Com 25 anos de experiência no mercado, entendo que o nosso desafio diário reside em saber usar adequadamente o que a IA nos proporciona em conteúdo, identificando, a partir dela, a melhor maneira de atender aos clientes. Mais do que simplesmente acumular um volume gigantesco de dados, a habilidade de interpretá-los, a percepção do cenário traçado por eles e a emoção que despertam são etapas fundamentais.

Para personalizar um atendimento e criar conectividade com o cliente, torna-se imprescindível entender, em primeiro lugar, do que ele precisa. Prosperar no setor depende, justamente, da nossa aptidão para transformar informação em solução.

A IA é uma ferramenta, e não um fim em si. É bom ter em mente que dados são importantes porque sinalizam algo a ser traduzido.

Se alinhada à estratégia e aos propósitos corretos, a inteligência artificial reúne vantagens notáveis: ajuda na redução de custos operacionais, potencializa oportunidades de negócios, automatiza serviços, evita fraudes, agiliza o atendimento e aumenta a eficiência das empresas.

Ao gerar conexão fácil e eficaz com os consumidores, as seguradoras conseguem não só alcançar uma percepção holística deles, mas também ter uma visão de 360° do próprio mercado e apurar a capacidade de prever tendências que ainda vão surgir.

Pegando como exemplo a aplicação da ferramenta ChatGPT, observamos sua capacidade de fornecer informações em tempo real e identificar padrões e incorreções com alto grau de precisão, colaborando para que as empresas possam tomar medidas imediatas e proteger seus clientes e ativos.

Outro aspecto importante a se destacar é a possibilidade de criação de produtos mais econômicos e personalizados, capazes de atender às necessidades do público-consumidor e de fidelizá-lo. Estamos falando de confiabilidade de dados, análises preditivas e emissão de relatórios em tempo em real, entre outros tantos avanços.

Clientes satisfeitos aumentam a capilaridade da empresa e a percepção positiva que o mercado tem a seu respeito.

Divulgada no lançamento do Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros, a meta para o setor é aumentar em 20% a parcela da população atendida e alcançar 10,1% do PIB nacional até o fim desta década. O sucesso vai depender do quanto as seguradoras estão dispostas a inovar, na aptidão e rapidez de análise e da qualidade da conexão com seu público-alvo.

Cristiano Saab, country manager da Klimber no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.