Brasil perde R$ 30 bi por ano em impostos com pirataria

0

O Brasil perde R$ 30 bilhões por ano em impostos que deixam de arrecadados por causa da pirataria, responsável também pelo fim da geração de 2 milhões de empregos formais ao ano, de acordo com dados da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI). ?E a prática dessa atividade criminosa é perpetuada pela impunidade perpetua a prática da atividade criminosa?, segundo o presidente da entidade, Gustavo Leonardos, ao reforçar a importância do Dia Nacional de Combate à Pirataria e à Biopirataria, celebrado nesta segunda-feira (3/12).

Segundo ele, até hoje não existe um só caso no país de alguém que tenha cumprido pena depois de uma sentença condenatória. ?Ninguém vai para a cadeia e é difícil haver determinação do pagamento de indenização. Com isso, a pirataria vem avançando muito nos últimos anos. A pirataria tem que parar de valer a pena", defende Leonardos.

O dirigente ressalta que a pirataria no Brasil é resultado de uma legislação falha que permite que a fiscalização aduaneira não seja constante e que os criminosos não sejam responsabilizados pelos crimes que praticam. Ele diz que a ABPI está aproveitando a data para reforçar a importância da aprovação do anteprojeto de lei de combate à pirataria, que tramita no Senado Federal. O anteprojeto modifica artigos do Código Penal, Código de Processo Penal, Lei de Propriedade Industrial, Lei de Direito Autoral e a Lei do Software.

O novo texto, observa Leonardos, obriga que a fiscalização nos postos de fronteira, portos e aeroportos do Brasil seja constante nas 24 horas do dia e aumenta a pena para os presos reincidentes, além de suspender a licença de comércio para os envolvidos na prática ilegal. O anteprojeto também obriga os envolvidos a pagar uma indenização condizente com a gravidade do crime.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.