A Microsoft firmou parceira com seis organizações humanitárias para ajudar na expansão do acesso à internet e no fornecimento de material educacional na África. O acordo foi formalizado no Fórum Global de Praga, que aconteceu na semana passada, na República Tcheca. Além da fabricante de software, participam dos projetos a World Vision, British Council, SOS Children’s Villages International, Catholic Relief Services, Plan e o International Rescue Committee. O orçamento, de US$ 75 milhões, virá do programa Microsoft YouthSpark, voltado a incentivar jovens a descobrirem oportunidades de negócio digitais.
Dentre os projetos, o destaque é o Spark a Child’s Digital Future, com início previsto para 2013 no Quênia, que deve ser ampliado para outros países da África Subsaariana nos próximos cinco anos. Um treinamento a crianças em diversas áreas de tecnologia da informação será realizado pela Intel e a Microsoft, em conjunto. Os softwares utilizados serão doados pela Microsoft, ao mesmo tempo em que cidadãos de todo o mundo podem subsidiar a aquisição de equipamentos e outras demandas estruturais por meio de doações online, na página do projeto.
O objetivo final do projeto é capacitar mão de obra estudantil para empregos qualificados, ou até mesmo icentivar a iniciarem seus próprios negócio. No último dia 29 de novembro, a Microsoft já havia anunciado a liberação de US$ 250 milhões destinados a seu programa de educação de professores e alunos em parceria com governos e entidades de ensino.