Itaipu inaugura laboratório de soluções para Cidades Inteligentes

0

O Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), em parceria com a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), inaugura, no próximo dia 12 de dezembro, o Laboratório Vivo de Cidades Inteligentes. O espaço servirá de vitrine das tecnologias que podem ser implementadas para tornar as cidades inteligentes como iluminação pública inteligente com sensor de wi-fi e disparo de arma e monitoramento por drones.

A intenção é que a demonstração de tecnologias inovadoras possa auxiliar gestores públicos na tomada de decisão em relação aos melhores investimentos que podem ser feitos em benefício do desenvolvimento urbano.

O Laboratório, localizado no Edifício das Águas do PTI, funcionará como uma plataforma na qual serão testadas e certificadas as soluções para cidades inteligentes. No espaço também serão customizados sistemas para a gestão dos dispositivos utilizados nas cidades.

As tecnologias já existentes no PTI como o sistema de compartilhamento de veículos elétricos, as bicicletas compartilhadas e sensores inteligentes ligados à Internet das Coisas (IoT) serão integradas ao novo laboratório, por meio da construção de uma Central de Comando e Controle Operacional (CCO).

O objetivo do PTI e da ABDI é, a partir do próximo ano, organizar caravanas de prefeitos para conhecer as tecnologias e conferir a confiabilidade de sistemas já existentes. Para isso, as instituições já estão em contato com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

O Laboratório Vivo do PTI vai envolver um conjunto amplo de atores, formado por empresas, centros de tecnologia e pesquisa, pessoas e seus dispositivos, a fim de disseminar os conceitos e as soluções das cidades inteligentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.