Entenda o que é gestão OKR e como sua empresa pode se beneficiar com isso

0

Não há dúvidas de que a gestão ocupa papel central para o sucesso de qualquer empresa. Somente aquelas que administram corretamente seus processos conseguem se destacar no mercado em que atuam. Sem gestão, uma organização pode até crescer rapidamente, mas dificilmente sobreviverá à primeira crise. A questão é que essa tarefa também exige atualização e preparação dos empreendedores. Há novos conceitos e metodologias que surgem pelo mundo, acompanhando a evolução tecnológica e oferecendo novas ideias. Uma delas é a técnica OKR, cada vez mais popular em diferentes segmentos.

A sigla é proveniente de objectives and key results (objetivos e resultados-chave, em tradução livre) e é uma metodologia de gestão muito utilizada no Vale do Silício. Em linhas gerais, pode-se dizer que se trata de uma fórmula que define aonde a empresa quer chegar (os objetivos) e como vai mensurar o desempenho até chegar ao destino (com o conjunto de resultados-chave). O conceito ficou famoso em todo o mundo por ajudar no crescimento do Google na virada do século, ter simplicidade de implantação e poder ser utilizado tanto por pequenas empresas quanto por gigantes de qualquer segmento.

Como era de se esperar, a gestão OKR já está consolidada em diversos países, principalmente nos Estados Unidos com as empresas de tecnologia. No Brasil, já é realidade no mercado nacional, mas ainda não é utilizada em sua plenitude. Isso porque muitas organizações do país ainda pecam em questões essenciais. O grande erro é imaginar que OKR seja simplesmente uma técnica de administração de processos. Na verdade, ela é passo para transformação cultural nas corporações. Sem uma preparação prévia, ela não vai funcionar tão bem como deveria. Ou seja, a alta liderança se esquece de alinhar o propósito da companhia com os objetivos a serem traçados e as expectativas de seus colaboradores.

Portanto, OKR deve ser encarada, acima de tudo, como mudança de cultura organizacional. Dessa forma, devemos relacionar esse método com as pessoas, e não com os processos. O segredo é entender que, para dar treinamentos sobre o tema, é essencial saber não apenas como aplicá-lo na gestão da empresa, mas compreender as pessoas que irão utilizá-lo no dia a dia. Em outras palavras: é necessário descobrir se as pessoas estão preparadas para isso, do nível mais baixo ao mais alto da estrutura organizacional.

Mudar a cultura da organização para impactar positivamente o negócio e obter crescimento sustentável é um imperativo para a maioria das companhias brasileiras. Pesquisa da consultoria PwC mostra que praticamente três em cada quatro empresas (73%) admitem essa necessidade.

A questão é como fazer isso. No caso do OKR, a maioria não se preocupa em fazer um estudo do zero de como validar, consolidar e desdobrar a estratégia. Elas simplesmente querem transformar o que suas equipes estão desenvolvendo nos resultados-chave e realizar uma mensuração em cima disso, sem se preocupar se os objetivos traçados estarão alinhados com o propósito da empresa.

Entretanto, quando o assunto é técnicas modernas e eficientes de gestão, o OKR encabeça essa lista. Cuidar de um negócio atualmente é bem diferente do que era há trinta ou quarenta anos. Logo, não dá para gerir uma empresa da mesma forma que a geração anterior. A boa notícia é que, independentemente da complexidade do desdobramento estratégico da organização, essa fórmula se diferencia por ter aplicação e mensuração bem simples. Dessa forma, o empreendedor consegue conhecer o caminho que ele precisa seguir para alcançar o sucesso que tanto deseja.

Rodrigo Aquino,  head de Lean Transformation, da Lean IT, é especializada em consultoria e treinamentos a partir da adaptação dos conceitos originados da filosofia Lean e do Sistema Toyota de Produção para a área de TI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.