58% dos líderes de TI afirmam que tecnologias erradas geraram perdas de US$ 1 milhão a US$ 10 milhões

0

As funções globais de TI irão passar por um período de transformação expressiva nos próximos cinco anos, de acordo com uma pesquisa feita pela Pegasystems, desenvolvedora de soluções que eliminam a complexidade dos negócios. O estudo global, conduzido pela iResearch, entrevistou 750 líderes de TI de 10 países nas Américas, Europa e Ásia-Pacífico, sobre como a TI irá evoluir nos próximos anos.

A pesquisa relata que a confiança dos líderes de TI em seu próprio departamento está em terreno instável. Mais da metade de todos os tomadores de decisão de TI sênior globais (51%) não tem certeza de que suas equipes podem implementar mudanças positivas nos próximos cinco anos – com um em cada 10 (17%) não tendo nenhuma confiança ou mantendo significativa dúvida.

Essas preocupações são agravadas por escolhas inadequadas de tecnologia: quase dois terços (58%) dos entrevistados admitiram que perderam entre US$ 1 milhão e US$ 10 milhões (USD) nos últimos cinco anos ao optarem por soluções de TI inadequadas. Apenas 12% relataram que todos os seus investimentos em TI foram recompensados nos últimos cinco anos. Apesar desse desperdício de recursos, quase um terço (29%) também disse que a TI corre o risco de ser subfinanciada, a menos que os orçamentos, junto com as próprias funções de TI, sejam descentralizados e integrados a outros departamentos.

A boa notícia é que uma mudança radical está em andamento: a função de TI deve passar por uma reformulação significativa, que permitirá uma melhor tomada de decisão, investimentos mais sábios e maior colaboração entre departamentos. De acordo com a pesquisa, essas mudanças futuras podem incluir:

• TI agregando maior valor como resultado da descentralização: O estudo mostra que a transformação digital permitiu que 68% dos líderes de TI distribuíssem a responsabilidade para outras funções e 54% a descentralizassem, delegando trabalho a terceiros. Investimentos mais sábios em tecnologias, como plataformas low-code e automação inteligente, tornarão muito mais fácil para as pessoas em toda a empresa realizar tarefas que anteriormente seriam atribuídas à TI. Como resultado, 66% dos entrevistados esperam que a transformação digital resulte em um trabalho que permita que os funcionários de TI sejam mais criativos, cooperem mais com outros departamentos e gastem menos tempo em tarefas administrativas.

• Os profissionais de TI desenvolverão melhores habilidades de liderança e "pessoas": Os trabalhadores de TI evoluirão de meros 'executores' para pensadores mais estratégicos, com mais de um terço indicando que as habilidades pessoais serão cada vez mais importantes para eles avançarem. 38% dos entrevistados disseram que, como as tecnologias colaborativas e empoderadoras lhes dão liberdade para expandir suas funções e responsabilidades, as habilidades de liderança serão essenciais. Enquanto isso, 37% disseram que habilidades como resolução de problemas se tornarão essenciais, e 35% disseram que habilidades emocionais e sociais serão importantes.

• O fim dos gerentes de TI especializados: Os entrevistados disseram que construir e aprender novas habilidades terá maior impacto em suas carreiras, com 78% dos gerentes seniores e 76% dos gerentes afirmando que a aprendizagem contínua terá um impacto grande ou transformacional sobre eles. Isso significa o fim dos gerentes de TI que passam toda a sua carreira se especializando em uma área de tecnologia, e agora, cada vez mais, espera-se que preencham o papel de generalistas de TI.

• Diversidade, equidade e inclusão serão essenciais: Quase um em cada três (30%) disse que nos próximos três a cinco anos, a diversidade, a equidade e a inclusão continuarão a ganhar importância. Como resultado, continuaremos a ver a TI mais inclusiva em termos de raça, gênero, deficiência, sexualidade e outras características, abrindo portas para todas as minorias.

• As cargas de trabalho estão definidas para aumentar: Nem tudo são boas notícias para a função de TI. Apesar do fato de que a tecnologia irá livrá-los do trabalho administrativo de rotina que eles fazem hoje – o que significa menos recodificação, refazer e rearquitetura – 67% dos entrevistados também acreditam que suas cargas de trabalho estão definidas para aumentar significativamente à medida que a TI se torna cada vez mais valorizada no negócio como um todo.

"Nos próximos três a cinco anos, a função de TI terá aspecto, sensação e desempenho muito diferente de hoje", disse Don Schuerman, CTO da Pegasystems. "O ritmo acelerado da transformação digital colocou os líderes de TI na frente e no centro. Também ensinou a muitos dentro das organizações o valor estratégico que essas equipes podem fornecer se receberem as ferramentas e a oportunidade de serem criativos, colaborativos e concentrarem seus esforços nas áreas onde podem agregar mais valor. Tudo isso levará a uma melhor tomada de decisões, a uma força de trabalho mais diversificada e qualificada e a uma forma mais aberta e unida de trabalhar que ajudará a eliminar a complexidade e a entregar melhores resultados."

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.