Mercado Eletrônico lança serviço para PMEs

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O Mercado Eletrônico está ampliando seu foco de atuação e lança produtos e serviços específicos para o chamado segmento SMB (small medium business), composto por empresas de pequeno e médio portes. A partir deste mês, o portal coloca à disposição dos seus 38 mil fornecedores o "Comprador Light", um pacote simplificado de serviços que visa facilitar os processos de compras.

Por meio do pacote, essas empresas poderão realizar cotações e pedidos de compras pela internet, usando recursos até então disponíveis apenas às empresas de grande porte. "O produto foi desenvolvido porque as empresas estão cada vez mais exigentes em seus processos de compras e na medida em que essa atividade é cada vez mais estratégica aumenta a competitividade em seus mercados de atuação e, conseqüentemente, aperfeiçoa e amplia suas vendas", afirma Eduardo Santos, gerente de vendas corporate-SMB do Mercado Eletrônico.

Segundo ele, hoje, o reflexo das iniciativas das grandes corporações impacta nas pequenas e médias companhias. ?Dessa forma, todas as empresas, em algum momento, passam de compradoras a fornecedoras. O mesmo acontece com os fornecedores da comunidade do Mercado Eletrônico que necessitam comprar materiais e serviços para o próprio negócio?, diz Santos, acrescentando que, por esse motivo, o produto "Comprador Light" estende vantagens e os benefícios alcançados pelas grandes organizações às empresas de menor porte.

"O ideal é começar com um pacote enxuto de funcionalidades, com baixo investimento, a fim das empresas comprovarem os resultados, como redução de custos e de prazo, e adquirirem a cultura de transacionar pela internet", explica o executivo.

Santos diz que o principal papel do novo serviço é ressaltar a participação das pequenas e médias empresas na comunidade do Mercado Eletrônico. "Atualmente, grande parte dessas corporações apenas responde às cotações solicitadas pelos clientes compradores. Poucas exploram bem os recursos disponíveis para as transações de compra entre empresas via internet", ressalta.

Ele cita como exemplo de empresa que, ao adotar o serviço do Mercado Eletrônico, ampliou os resultados a Maxel, distribuidora de materiais elétricos industriais. A companhia, que fatura R$ 50 milhões ao ano, ingressou no e-marketplace em 1994 para responder cotações de produtos elétricos para clientes, como grupo Saint-Gobain, Tintas Coral e Bunge Alimentos. "Antes de adotar o Mercado Eletrônico, fazíamos as cotações por fax e telefone. Por isso, é fundamental a utilização do portal nos negócios. A redução de custo é muito importante e a internet facilita esse trabalho", revela Fabio Candelório, coordenador de e-commerce da Maxel.

Hoje, 50% das cotações (em portais) da Maxel são feitas por meio do Mercado Eletrônico, sendo que grande parte dos produtos é de manutenção. Dessas, 97% são respondidas. "A equipe para administrar cotações é composta de três pessoas, um número reduzido, pois não precisamos mais gastar tempo com funções operacionais. Nossa força está voltada para a equipe de vendas, que possui 35 profissionais", reforça Candelório.

A Sola Brasil, que comercializa produtos para a indústria Óptica, é outro exemplo bem-sucedido de empresa de médio porte que utiliza o serviço Comprador Light. Usando a ferramenta há apenas dois meses, a companhia já registra ganhos com a redução de tempo para processamento das cotações e com a rapidez na resposta dos fornecedores. "Antes, um processo de compra era finalizado em 15 dias e agora é concluído entre três a cinco. Ampliamos a satisfação do cliente, pois atendemos sua solicitação com agilidade e reduzimos o preço final do produto graças à utilização do grande número de fornecedores que podemos acessar por meio do Mercado Eletrônico", explica Felipe Accioly, gerente de Logística da Sola Brasil.

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