Um novo sistema que está sendo desenvolvido pelo Serpro em parceira com o Ministério dos Transportes vai possibilitar que os portos brasileiros abandonem finalmente o bloco de anotações e entrem na era digital. Batizado de Sistema Integrado de Portos (Sisportos), a tecnologia irá reunir todas as informações sobre as operações realizadas nos portos do país.
O Sisportos irá funcionar 24 horas por dia, registrando e liberando informações em tempo real sobre as transações nos portos. O principal avanço com a implementação do sistema, segundo o diretor do Departamento de Programas de Transportes Aquaviários do Ministério dos Transportes, Paulo de Tarso Carneiro, será a rapidez na obtenção de informações sobre a movimentação portuária. ?Os portos precisam trocar informações entre si para poderem operar melhor. De posse das informações em tempo real poderemos criar condições para planejar e saber que tipo de demanda cada porto tem, explica.
Está previsto que as informações geradas pelo Sisportos ? que entrará em funcionamento a partir de maio ? estarão integradas ao Sistema Comércio Exterior (Siscomex), da Receita Federal, e ao Sistema Mercante, do Ministério dos Transportes. Este último sistema tem como objetivo principal controlar a arrecadação do ?Adicional ao Frete para Renovação da marinha Mercante? (AFRMM), enquanto o Siscomex é voltado para a fiscalização aduaneira e controla todas as exportações e importações do país.