A norte-americana Veraz Networks, fabricante de gateways e softswitches, está abrindo um escritório em Campinas, interior de São Paulo.
Ainda sem definição de investimentos locais, a empresa está homologando produtos junto à Anatel e já participa de algumas concorrências para o fornecimento de equipamentos às operadoras, seu principal mercado.
Segundo Andres Etchenique, diretor de vendas para a América Latina, a empresa está em fase de definição de investimentos no País e de seu papel no Mercosul: o escritório brasileiro poderá ser a base de vendas para a região.
A reunião que deve decidir seus próximos passos no Brasil está marcada para fevereiro, em Miami, diz o diretor de operações da Veraz Networks, João Rubens Silveira.
Desde o final do ano passado a empresa busca ampliar presença local para dar suporte à base instalada no País.
A Veraz tem sede em San Jose, na Califórnia, e é fruto da fusão da israelense ECI Telecom (responsável para linha de gateways DTX) com a norte-americana NexVerse (fabricante de softswitches). O resultado dessas duas tecnologias deu origem à linha i-Gate 4000 de gateways, e ControlSwitch de softswitches que usam a plataforma de servidores da Sun Microsystems.
Os produtos unem a experiência da ECI em comunicação de dados e transmissão por satélite com a tecnologia de roteamento de chamadas, especialidade da NexVerse.
Silveira destaca que os produtos da Veraz foram desenvolvidos para o universo da telefonia IP e não são antigos sistemas "adaptados" à nova tecnologia, garantindo qualidade de voz e otimização da rede das operadoras.
Os produtos da Veraz estão sendo testados nos laboratórios da Fitec, em Campinas, e estão em processo de homologação junto à Anatel pelo órgão certificador Ibrace.