A robotização pode roubar seu emprego?

0

Dentro do conceito de IOT, sigla em inglês para "Internet das Coisas", um dos pilares mais controversos é a robotização, que nada mais é que o processo de automação de tarefas realizadas por inteligência artificial no lugar de pessoas. Um exemplo real disso é a Petrobrás que se prepara para ter sua primeira embarcação sem qualquer pessoa a bordo em 2030, e será operada por drones e robôs. No entanto, os profissionais especializados continuarão atuando, mas de forma segura e em terra firme.

O movimento da Petrobrás só corrobora algo que já prevíamos há tempos: a robotização. E o mercado de trabalho vai sentir cada vez mais e de forma positiva os efeitos disso. Inclusive, um levantamento da McKinsey aponta que menos de 5% dos empregos podem ser completamente substituídos pela tecnologia em 2030, embora quase todos os trabalhos envolvem tarefas que os robôs podem aprender a fazer.

Neste cenário, há um segmento cujo profissionais devem se tornar cada vez mais relevantes: os prestadores de serviços, que possuem uma perspectiva positiva para o setor, com a adoção de mais tecnologia.

Mas antes que as pessoas comecem a pensar em um pelotão de C3POs (androide do mundo fictício de Star Wars) "tomando" os empregos desses profissionais, a realidade deve ser diferente. Em uma entrevista à revista Time, Malcolm Frank, CEO da Talent Genius e autor do livro "O que fazer quando as máquinas fazem tudo", diz que os prestadores de serviços, como encanadores, eletricistas e empreiteiros não serão substituídos, pois eles resolvem desafios únicos em ambientes variados – o que atualmente as máquinas não conseguem fazer.

A Revista Time criou uma ferramenta onde conseguimos descobrir qual a porcentagem do nosso trabalho pode ser feita por um robô. E algumas destas profissões relacionadas ao setor de serviços, são: Personal Trainer (11%); Advogado (23%); Nutricionista (44%); Maquiador (47%); e Pedreiro (53%).

Esses percentuais refletem o impacto da robotização nesses trabalhos, dando luz aos benefícios das inovações e à necessidade de adaptação dos trabalhadores às novas tecnologias. Dou aqui o exemplo dos analistas de investimentos e especialistas em segurança cibernética, que utilizam softwares com frequência para tomar decisões mais assertivas. E isso deve ser expandido para outros setores.

A robotização dificilmente será capaz de substituir a subjetividade e a personalização realizada por um ser humano. Um marceneiro irá entender a necessidade específica do seu cliente, e de acordo com cada particularidade fará apontamentos no planejamento inicial e irá adaptar os detalhes da demanda. Isso é muito mais amplo do que simplesmente viabilizar um pedido.

Embora a humanização salve os profissionais de serviços da automação, o setor não passará imune às ondas de inovação. Devemos começar a enxergar essas novidades como novas soluções ao invés de obstáculos para o avanço de nossos negócios. A adaptação será fundamental para um futuro de sucesso.

Eduardo L'Hotellier, fundador e CEO do GetNinjas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.