Garantir melhores alimentos, melhor saúde e um mundo melhor. Esse é o objetivo da Mérieux NutriSciences, um dos maiores laboratórios de análises de alimentos do mundo, que se dedica a proteger a saúde dos consumidores. Visando aprimorar ainda mais a sua eficiência e gestão, a companhia adotou o SAP Business One, software de gestão para empresas em crescimento da multinacional alemã. O projeto foi conduzido pela Seidor.
Há mais de 30 anos, a Mérieux NutriSciences busca garantir a eficiência e qualidade, oferecendo uma gama de serviços de análise e consultoria às indústrias de alimentos e nutrição. A empresa também atende organizações dos setores de água e meio ambiente, agroquímicos, bens de consumo, farmacêutico e cosméticos. Presente em 27 países, conta com um time de 8 mil funcionários globalmente. Sendo que, só no Brasil, a companhia dispõe de 15 laboratórios, somando um time de quase mil colaboradores.
Tendo em vista a missão de atender às necessidades da indústria, a empresa lidava constantemente com o desafio de avançar nas estratégias de digitalização e padronização das operações. Isso porque a companhia, até então, fazia uso de um software de mercado local em cada país em que atua, o que dificultava a centralização operacional e o ganho de produtividade.
Assim, a Mérieux NutriSciences decidiu buscar apoio para padronizar suas operações globalmente. Para isso, seria necessário contar com uma ferramenta que se adequasse em pequenos laboratórios, mas que também tivesse a capacidade de acompanhá-los à medida em que crescessem por meio de aquisições. Nessa jornada, a empresa escolheu o SAP Business One.
Segundo Willian Domingues, CIO América do Sul da Mérieux NutriSciences, a escolha da solução foi ao encontro dos critérios de elegibilidade. "Escolhemos o SAP Business One pelas funcionalidades do produto, devido a sua alta potencialidade tecnológica. Além disso, o ERP também dispõe de uma ampla facilidade de integração de suporte, algo imprescindível para nós", explica.
A primeira unidade da companhia a implementar o sistema na América do Sul foi a Colômbia, em 2020. O Chile concluiu o processo no primeiro semestre de 2022. No início de 2023, a previsão é de implantar o sistema na unidade do Peru e, em 2024, será a vez do Brasil. A consultoria escolhida para liderar esse projeto foi a Seidor, empresa dedicada ao fornecimento de soluções tecnológicas na área de consultoria de software e serviços de TI.
De acordo com o CIO, a escolha da consultoria foi muito assertiva. "Considerando a sua abrangência global e qualidade de entrega, a empresa nos deu todo o suporte necessário na execução do projeto. Além disso, ter à nossa disposição um time de consultores que fala o idioma do país foi essencial para fazermos as discussões técnicas e comprovarmos, na prática, toda a excelência na execução desse trabalho", enfatiza Domingues.
Para Fabio Barbosa, head de SAP Business One da Seidor, o projeto foi extremamente estratégico para a companhia. "Liderar um trabalho em uma empresa de tamanha relevância como a Mérieux NutriSciences, em que pudemos conciliar toda a nossa expertise em garantir uma entrega de alto nível, é motivo de orgulho para nós e todo o time envolvido na operação", pontua.
Para garantir uma experiência ainda mais completa para o usuário, o SAP Business One é hospedado diretamente no próprio sistema em cloud da Seidor, promovendo uma centralização ainda mais ampla dos serviços. "Contar com o serviço de nuvem próprio da empresa, certamente, tem potencializado ainda mais o nosso desenvolvimento e ganho operacional. Como temos tudo centralizado através do mesmo fornecedor, sentimos muito mais confiança e segurança para focar no negócio", explica Domingues.
Mesmo antes de finalizar totalmente a implementação do SAP Business One, a Mérieux NutriSciences já nota bons resultados. A empresa registrou um aumento da velocidade na condução dos processos, facilidades na experiência de compra e, sobretudo, a conquista da padronização dos dados. "Estamos otimistas em relação aos resultados que obtivemos, e sabemos que podemos ir ainda mais além. Contar com o apoio da Seidor nessa jornada faz toda a diferença", finaliza Domingues.