Scala Data Centers neutraliza 100% do Escopo 3, cobrindo as emissões indiretas de carbono

0

A Scala Data Centers é a primeira companhia do setor a medir em 100% o Escopo 3, conforme recomenda o GHG Protocol, principal ferramenta utilizada mundialmente pelas empresas e governos para entender, quantificar e gerenciar suas emissões. O Escopo 3 é o mais complexo de ser medido, pois engloba as emissões de carbono geradas pela cadeia de valor da empresa relacionadas à aquisição de bens e ao deslocamento de colaboradores, entre outros itens. A companhia foi também a primeira do setor na região a neutralizar integralmente suas emissões já a partir da sua fundação, em 2020.

Alinhada ao seu compromisso inegociável com a sustentabilidade, a Scala mediu e neutralizou por completo as emissões do Escopo 3, ainda que não seja uma etapa obrigatória. "Além de ser uma iniciativa que nos orgulha e nos diferencia do mercado, esperamos que ela engaje o nosso ecossistema e pares a adotá-la como prática", avalia Christiana Weisshuhn, diretora Sênior de Estratégia e do Programa ESG da Scala.

O Escopo 2 do GHG Protocol, que responde pelas emissões causadas pelo consumo de energia elétrica, é zerado na Scala com o uso de 100% de energia renovável desde a sua fundação. A companhia adquire energia por meio de contratos de longo prazo (Power Purchase Agreements – PPAs, em inglês), reconhecidos pelos Certificados Internacionais de Energia Renovável (I-RECs), que comprovam que a energia consumida é proveniente de uma fonte renovável.

Além do uso de 100% de energia renovável em suas operações, a Scala, por meio de seu inédito Centro de Excelência de Engenharia (CoE), investe em projetos que aumentam significativamente a eficiência energética e reduzem o consumo de água. Com isso, exibe, na América Latina, um dos melhores índices de eficiência energética, conhecido como o PUE (do inglês, Power Usage Effectiveness), inferior a 1,4.

Para neutralizar as emissões remanescentes do Escopo 1 – geradas pela própria operação da Scala – e do Escopo 3, a empresa adquiriu mais de 62 mil créditos de carbono, oriundos de projetos ambientais focados no desenvolvimento social na América Latina.

"Sustentabilidade é um princípio que norteia nossas operações desde o Dia 1. Como grande consumidor de energia, entendemos o nosso papel de agente transformador para promover uma economia de baixo carbono e, por isso, operamos com o máximo de eficiência possível a partir de uma infraestrutura de TI segura, de qualidade e sustentável e que traz benefícios aos nossos clientes e sociedade", completa Christiana.

Compromissos sociais

Assumindo a responsabilidade de construir um futuro conectado e ambientalmente responsável, a Scala escolheu investir em projetos com foco em responsabilidade social e desenvolvimento econômico sustentável no Amazonas, Acre, Mato Grosso e Maranhão. Os projetos buscam preservar a biodiversidade local, combater o desmatamento e, principalmente, gerar alternativas econômicas e sociais para as comunidades locais dessas regiões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.