O mercado brasileiro de soluções de business intelligence (BI) não conseguiu reverter os inúmeros cancelamentos ou postergações de pedidos, em decorrência da crise financeira, e registrou uma forte desaceleração em 2009, segundo a IDC.
Até 2008, no período pré-crise, o segmento no país vinha registrando crescimento na casa de dois dígitos. Mas, segundo o analista do mercado de software da IDC Brasil, Samuel Carvalho, a retração verificada no decorrer do ano fez com que o crescimento declinasse, devendo ficar em 3%, de acordo com dados preliminares da consultoria.
O analista frisa que inicialmente a IDC projetava um desempenho no mesmo patamar de 2008 para o mercado de BI em 2009, levando em consideração os acontecimentos do primeiro semestre. Carvalho observa que no segundo semestre, porém, principalmente no quarto trimestre, a demanda por ferramentas analíticas de negócios voltou a ficar muito aquecida, o que possibilitou a revisão na estimativa.
Para 2010, ele avalia que a demanda por ferramentas de BI pelas empresas deve se manter em expansão e o mercado crescer entre 7% e 10%, ante expectativa inicial de alta de 5% a 7%. "Mas este avanço tende a ficar abaixo de 10%. A indústria brasileira de BI só deve retomar expansão na casa dos dois dígitos a partir de 2011, o que já representa um cenário positivo levando em conta que anteriormente acreditávamos que apenas em 2012 o mercado voltaria a registrar taxas de crescimento de dois dígitos", pondera Carvalho.
- Cenário promissor