MCom promove encontros com bancadas parlamentares para ampliar abrangência do Wi-Fi Brasil

0

Com o objetivo de ampliar a abrangência do programa Wi-Fi Brasil em todo o país, o Ministério das Comunicações (MCom) iniciou uma série de reuniões com as bancadas parlamentares estaduais. Na quarta-feira, 3, representantes do MCom receberam deputados e senadores do Acre e, nesta quinta, foi a vez do Mato Grosso do Sul.

As reuniões têm a finalidade de apresentar aos congressistas as características do programa e como ele pode ajudar a democratizar o acesso à internet nos respectivos estados. Para isso, o MCom espera contar com a colaboração de emendas individuais, de bancada e de comissões, como forma de financiar a implantação de pontos de internet nas cinco regiões do Brasil.

A iniciativa de se aproximar do Congresso Nacional começou ainda no ano passado, com a recriação do MCom. Em 2020, 100% das emendas que indicaram o Wi-Fi Brasil (GESAC) como destino do recurso foram executadas pelo Ministério das Comunicações. A ideia, agora, é levar mais conectividade a localidades sem acesso e, prioritariamente, a comunidades em vulnerabilidade social. Há áreas que não têm cobertura de dados de nenhum tipo, e a única forma de acesso à rede mundial de computadores é pelo sinal oferecido pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC).

Atualmente, há cerca de 13 mil pontos do programa espalhados por quase 2.900 cidades brasileiras. Os equipamentos públicos mais atendidos são escolas, onde estão instaladas mais de 9.600 antenas, especialmente em regiões rurais, além de postos de saúde, com 1.200 unidades. O programa atende também aldeias indígenas, quilombos, telecentros, postos de fronteira, entre outros.

O Wi-Fi Brasil é um programa do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério das Comunicações, que conta com a parceria da Telebras. O objetivo é levar conectividade em alta velocidade a todas localidades do país, onde não há nenhuma ou pouca conexão, permitindo cumprir os objetivos nacionais da política pública de telecomunicações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.