RD3 Digital desenvolve metaverso para Neoenergia

1

Você já se imaginou em uma cidade construída exclusivamente para um evento e participar dele sem sair de casa? Essa experiência foi criada pela RD3 Digital, uma das pioneiras do Brasil em Realidade Aumentada (RA). A empresa desenvolveu uma plataforma on-line, em parceria com a Omega House, e um app para o Inovamos Expo, a primeira semana de inovação da Neoenergia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro em número de clientes, que construiu um ambiente metaverso 100% virtual, com experiências em RA.

Utilizando o aplicativo oficial para ler os QR Codes espalhados pela cidade virtual, os participantes conseguiam, pela tela do celular ou tablet, reproduzir elementos 3D no ambiente real, com interação por parte do usuário e explicação em áudio, tudo com recursos visuais.

"As pessoas ainda têm um entendimento simples sobre o metaverso, como a ideia de um ambiente virtual onde pode-se comprar uma série de coisas, mas podemos usá-lo para o ambiente corporativo, desenvolvendo um metaverso de uma empresa de qualquer segmento, transformá-la em 3D e trabalhar por lá, por exemplo. É um novo conceito que chega com força ao mercado, e esperamos um aumento significativo nesta demanda a partir deste ano", afirma Raphael Magri, um dos sócios da RD3 Digital.

Auditório virtual permitia assistir às palestras do evento

Durante os dias de evento, os colaboradores da empresa foram convidados a entrar no ambiente virtual e "passear" pela cidade, desenhada com um aspecto futurista, de acordo com a visão da Neoenergia.

Nesse passeio, ao entrar nos ambientes, o colaborador conheceu novas tecnologias, projetos e soluções inovadoras em busca de um futuro mais sustentável. Além disso, ao clicar no ambiente de auditório, pôde assistir a palestras com lideranças do grupo e convidados externos.

"Esse projeto trouxe algo inédito, juntando o metaverso, algo totalmente novo e ainda em construção, inovador, com a Realidade Aumentada. Mas o uso da Realidade Virtual também surge como opção nessa mistura. Os caminhos são diversos para serem explorados ainda", revela Magri.

O Inovamos Expo foi um marco para o Grupo Neoenergia. Ao experimentar a imersão em um metaverso, com conteúdos em Realidade Aumentada, nossos colaboradores puderam vivenciar na prática a Inovação", adiciona Luiza Zaide, analista sênior de Inovação da Neoenergia.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.