A Celesc, geradora e distribuidora de energia elétrica que soma mais de 2 milhões de clientes em Santa Catarina, adotou a plataforma WBC Energy para apoiar a gestão de portfólio de contrato de energia, leilões de energia, gestão de riscos, medição e certificação digital de contratos.
A plataforma foi desenvolvida pela Paradigma Business Solutions, fundada em 1998, que atende grandes projetos de negociação e relacionamentos eletrônicos para os setores públicos e privados, com foco nos segmentos de energia, governo e empresas da cadeia de valor.
Por meio do sistema WBC Energy, a Paradigma atende aos grandes leilões do segmento de energia elétrica dos mercados regulado e livre – tem cerca de R$ 800 bilhões negociados em dez anos – e também suporta a gestão de mais de 50% dos contratos de energia vigentes no Brasil.
O projeto na Celesc contempla, ainda, o uso da tecnologia de documentos e assinatura digital da empresa parceira BRY Tecnologia. Também faz parte do projeto a integração com o sistema de medição da empresa catarinense Way2.
De acordo com Ivone Castellar, gerente de comercialização de energia da Celesc, a implantação da plataforma deve atender à necessidade de integrar a gestão dos processos da área, responsável por atender as subsidiárias de distribuição e geração.
“Dentre os benefícios que buscamos, destaca-se o sistema que integrará todas as informações das atividades de compra e venda de energia, de evolução do mercado e de contabilização de energia, consolidadas em uma única solução de gestão”, explica.
O processo de integração da plataforma com o sistema de gestão empresarial (ERP) e a adequação aos processos de comercialização da Celesc acontecerão em 11 meses. Nesse período, os usuários também receberão treinamento para operação da nova ferramenta.
Com a integração dos processos, a Celesc estima que conseguirá aumentar a confiabilidade das informações e o tempo disponível para que os colaboradores possam fazer análises e maximizar os resultados.
“Esse produto eleva o nível de gestão, controle e previsibilidade para a tomada de decisão no curto, médio e longo prazo para a Celesc”, afirma Marcelo Villa Nova, diretor para energia e mercado financeiro da Paradigma.