Com a nova versão do TIA Portal (Totally Integrated Automation) V15 – plataforma de engenharia com uma ampla gama de funcionalidades para Fábrica Digital e Indústria 4.0, a Siemens está ampliando sua plataforma para incluir uma série de funções de digitalização para reduzir o tempo de engenharia. Entre as principais inovações estão a expansão da possibilidade de aplicações, ampliação do portfólio de digitalização, padronização e maior eficiência
Um dos destaques em termos de expansão de aplicação do TIA Portal V15, é uma nova plataforma multifuncional capaz de integrar aplicações em linguagem de alto nível e sistemas de acionamento em um mesmo equipamento, incluindo também testes de aceitação de segurança, integração de funções de manuseio e cinemática 2D a 4D nos controladores SIMATIC S7-1500, além da conexão e programação de robôs. A inclusão da plataforma multifuncional no portfólio dos Controladores Avançados SIMATIC S7-1500 agora permite que aplicações de linguagem de alto nível sejam facilmente criados e reutilizados com C/C++ e ferramentas de programação comercial, como o Eclipse. A integração do SINAMICS S120 e outras famílias de acionamento possibilita que o portfólio completo de acionamento da Siemens seja configurado, comissionado e diagnosticado em uma só ferramenta, o TIA Portal. Outro recurso novo é o teste de aceitação de segurança guiado por Wizard para a família de acionamentos SINAMICS G. Com as CPUs de nova tecnologia do Controlador Avançado SIMATIC S7-1500, as funções de manuseio com cinemática 2D a 4D podem ser programadas, simuladas e comissionadas com facilidade e eficiência no TIA Portal, por exemplo, com robôs com eixos cartesianos, roll pickers, robôs Scara e pickers Delta. As funções do robô também estão disponíveis no TIA Portal V15. Os fabricantes de robôs, como Kuka e Yaskawa, já disponibilizaram as bibliotecas para a programação dentro do TIA Portal. Outros fabricantes, como Denso e Stäubli, também devem lançar bibliotecas em breve. Desta forma, as tecnologias de controles e robôs crescem cada vez mais próximas, e o TIA Portal oferece uma solução uniforme que engloba desde a engenharia até a operação de robôs.
A expansão do portfólio de digitalização do TIA Portal V15 está nas funcionalidades OPC UA e comissionamento virtual. As funcionalidades OPC UA foram ampliadas para o Controlador Avançado SIMATIC S7-1500, melhorando e simplificando a comunicação vertical e horizontal padronizada entre as máquinas e os dispositivos na fábrica, e o nível MES/SCADA/TI (Sistema de Execução de Manufatura/Sistema de Supervisão e Aquisição de Dados). A expansão também permite que as soluções de automação sejam implementadas de acordo com padrões específicos da indústria, como o PackML da OMAC (Organização para Automação e Controle de Máquinas) ou Weihenstephan. O comissionamento virtual permite a validação virtual da solução de automação, antes mesmo que a maquina seja montada fisicamente, com interação total entre componentes de controle e sistema mecatrônico de um sistema. O coração da solução Siemens é o Controlador Virtual Avançado S7-PLCSIM para SIMATIC S7-1500. Isso possibilita a simulação de várias funcionalidades do controlador e o controle dos modelos de sistemas virtuais. Desta forma, a automação e a engenharia mecânica ficam sincronizadas antecipadamente, considerando o ciclo de fabricação de um produto, encurtando muito o prazo do desenvolvimento virtual até o comissionamento real.
Com relação à padronização e maior eficiência da engenharia, a nova versão do TIA Portal se concentra no trabalho em equipe e no diagnóstico aprimorado de máquinas e sistemas. A marcação automática de objetos alterados, sejam eles onlide ou offline, foram aprimorados para trabalho em equipe com a Engenharia de Múltiplos Usuários na plataforma. O gerenciamento de alterações também foi modernizado no servidor de múltiplos usuários, incluindo o histórico de mudanças e os comentários, o que ajuda a melhorar a sincronização de alterações da equipe. Para o diagnóstico de máquinas e sistemas, o pacote SIMATIC ProDiag foi ampliado para incluir o monitoramento de módulos fail-safe e a análise de critérios para alarmes ProDiag. O display S7-Graph Control na HMI (interface homem-máquina) do SIMATIC, que também foi modernizado, aprimorou o diagnóstico e a visualização de sequências de máquinas e erros de aplicações diretamente no dispositivo do operador no sistema. Por exemplo, pela primeira vez, o operador pode verificar a verdadeira causa da falha, com uma exibição da linha de programação diretamente na IHM ou Supervisório.
TIA Portal
O TIA Portal (Totally Integrated Automation) da Siemens, lançado em 2010, permite que os usuários realizem tarefas de automação e acionamento de forma rápida e intuitiva usando configurações eficientes. A arquitetura do software é projetada para alta eficiência e facilidade de uso, além de ser adequada para usuários novos e experientes.
Oferece um conceito de operação padronizada para controladores, interfaces homem-máquina (HMI) e acionamentos, e para armazenamento e consistência de dados compartilhados, por exemplo, durante a configuração, comunicação e diagnóstico, além de oferecer bibliotecas robustas para todos os objetos de automação. A engenharia simples do TIA Portal facilita o acesso completo a todo o espectro de automação digitalizada, incluindo planejamento digital, engenharia integrada e operação transparente. Além de PLM (gerenciamento do ciclo de vida do produto) e MES (sistemas de execução de manufatura) no Digital Enterprise Software Suite, o TIA Portal complementa a variedade holística de software da Siemens disponível para empresas que estão migrando para a Indústria 4.0.