ERP: o segredo por trás dos grandes negócios

0

Se no nosso dia a dia, ter acesso a informações em tempo real, disponíveis num aparelho móvel, conectado à internet e em qualquer local já é algo comum, para o mundo corporativo o cenário deveria ser igual. No entanto, ainda é possível observar empresas que utilizam pilhas de papéis e ferramentas ultrapassadas para comandar operações rotineiras.

Nesse sentido, o sistema de gestão empresarial ou ERP (sigla para Enterprise Resource Planning) pode servir não só como uma porta de entrada para a transformação digital  de muitas companhias, mas também como o alicerce de um ecossistema que passa a se integrar com a gestão empresarial.  E, se por acaso você ouviu a fake news de que "o ERP está morrendo" ou virando uma ferramenta desnecessária, desconsidere. A realidade é justamente o contrário: ele vem se transformando muito ao longo dos anos, evoluindo constantemente e se tornando cada vez mais essencial para quem deseja escalar os negócios.

Em linhas gerais, o tal ERP pode até parecer "cringe", mas é fundamental para qualquer negócio, e continuará sendo. É o tipo de sistema que tem como objetivo básico centralizar e organizar informações, facilitando a comunicação entre setores, além de favorecer as análises de dados e auxiliar na tomada de decisões com informações em tempo real. Com isso, é possível aumentar a produtividade em diversas áreas e ainda incrementar os negócios quando somado às estratégias das empresas. Você já ouviu falar em alguma empresa que abriu IPO e não tem um sistema de gestão?

Parece óbvio dizer que uma tecnologia isolada entrega um resultado 'X' e que diferentes tecnologias combinadas podem entregar mais que '2X'. Mas essa é a mais pura verdade. A evolução do ERP também é um bom exemplo a ser observado, que começou há mais de 100 anos voltado apenas para os processos de manufatura e que, ao longo dos anos, depois de diversas evoluções, passou a ser requisito básico para uma gestão precisa e produtiva de todos os negócios, independente do setor ou porte da empresa.

E as inovações não param. O modelo de contratação on premise, que demanda um custo maior para a contratação e uma infraestrutura maior para instalação e aplicação nas empresas, abriu espaço para a disponibilização de ERPs em nuvem, podendo ser contratados no modelo de assinatura mensal, como software as a service (SaaS). Com a união da nuvem ao sistema, os fornecedores de tecnologia conseguem proporcionar ainda mais upgrades de desenvolvimento, disponibilizando de forma mais rápida e segura todas as novidades para o cliente.

Segundo uma pesquisa feita pela consultoria IDC Brasil, empresas investiram R$ 14 bilhões em softwares de ERP em 2020, registrando uma alta de 25% em relação ao ano anterior. O estudo também mostra o crescimento da adoção de outras tecnologias, como a utilização de computação em nuvem, CRM, inteligência artificial e outras ferramentas colaborativas. Assim, notamos que, de fato, a utilização de uma ferramenta única não é o caminho para a transformação digital, mas sim a integração de soluções que faz a diferença no todo.

Agora, você realmente acha que é possível ter um negócio forte no mercado, com alto nível de governança, processos administrativos bem estruturados, entregas fiscais em dia, visão correta do fluxo de caixa, sem um ERP? A minha dica é: esteja sempre disposto a conhecer e adotar novas tecnologias, mas nunca esqueça da fonte única dos dados (mais conhecida como single source of truth) o ERP.

Marcelo Cosentino, vice-presidente de Segmentos da TOTVS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.