A Forrester divulgou um relatório detalhando os aspectos de crescimento mais rápido do mercado global de tecnologia, com software e serviços de TI previstos para mostrar os maiores ganhos no próximo ano. De acordo com as previsões da Forrester, o software crescerá 10,5% em 2022 e os serviços de TI deverão ter um aumento de 6,8%.
O relatório da Forrester analisa as áreas de crescimento do mercado de tecnologia no próximo ano, bem como as áreas do mundo em que a tecnologia terá o maior avanço em valor.
Como o valor da Microsoft cresceu 20% devido a taxas de juros baixas recordes e injeções de liquidez do banco central para compensar os efeitos da pandemia de COVID-19, espera-se que a Microsoft sozinha veja um aumento de 13% nos próximos dois anos, em grande parte devido à sua nuvem serviços, de acordo com as previsões da Forrester. Provedores de serviços em nuvem como Microsoft Azure, AWS e Google Cloud também tiveram um aumento de 40% nos últimos 12 meses. Dos três serviços, o Azure teve uma parcela maior de gastos incrementais, e com isso vem superando seus concorrentes no mercado de serviços em nuvem.
Agora, mais do que nunca, os executivos de TI estão procurando tornar a nuvem uma opção para as necessidades de armazenamento de dados de suas empresas, pois aquelas cujas organizações planejam migrar para a nuvem planejam ter 58% de seu portfólio de aplicativos na nuvem em dois anos, e 43% das empresas que tomam decisões de TI já migraram para a nuvem. Espera-se que os gastos com nuvem pública mais que dobrem nos próximos três anos, de acordo com a Forrester, com um número mínimo de operações não críticas que não estão ou planejam migrar para a nuvem.
Espera-se que o outro grande ganho no mercado de tecnologia sejam os serviços de TI, em grande parte devido à mudança para implementações de trabalho remoto e híbrido durante a pandemia. Espera-se que esses serviços de TI cresçam significativamente em comparação com os níveis de crescimento pré-pandemia, especificamente nas áreas de privacidade de dados, segurança de software e serviços de gerenciamento de dados. Nesta arena, Accenture, Wipro e Infosys foram os maiores ganhadores no ano passado, com taxas de crescimento de receita de 21%, 18% e 14%, respectivamente.
Em outros lugares, os equipamentos de comunicação devem ter um crescimento de 4%, apesar das interrupções na cadeia de suprimentos que surgiram devido à pandemia, em grande parte devido à falta de componentes disponíveis, enquanto computadores e equipamentos periféricos (2,3%) e serviços de telecomunicações (2%) completam os que mais crescem no mercado de tecnologia. Um aumento nos computadores e equipamentos periféricos também foi atrofiado devido à escassez de chips e as telecomunicações devem cair em relação ao crescimento de 6,5% em 2021.
Previsões de gastos com tecnologia na América do Norte e Ásia
Espera-se que a América do Norte seja o maior gastador de tecnologia em 2022, já que os EUA capturam 41% dos gastos com tecnologia este ano nos 40 principais mercados do Global Tech Outlook da Forrester. Com a economia dos EUA ajustada pela inflação, espera-se que o PIB real do país tenha um aumento de 3,6% no próximo ano. As áreas de serviços financeiros, serviços profissionais, governo, mídia e informação, telecomunicações e processamento de dados e seguros devem ter uma forte produção em 2022, embora um potencial revés observado no estudo cite altas taxas de juros como um obstáculo potencial para o interesse em ações de tecnologia.
Espera-se que a Ásia veja quase tanto crescimento quanto a América do Norte, já que a China representa uma grande parte de sua economia de desenvolvimento interno de software e exportações de tecnologia. A economia digital da China deverá impactar metade do PIB do país, um aumento de 11% em relação a 2021. Acredita-se que mais de 80% dos gastos com tecnologia da China venham de desenvolvimentos internos, exportações, parcerias e desenvolvimento de software incorporado, de acordo com a Forrester, apesar da tensão de os EUA colocarem empresas chinesas em sua lista negra de importação em dezembro do ano passado. Em outros lugares da Ásia, a Índia é o maior destino de offshoring para empresas de TI, já que suas exportações de tecnologia são três vezes mais do que gastam.
2022
A Forrester também espera que os fornecedores expandam seus produtos e serviços fora de seus mercados tradicionais, mergulhando na revolução do software como serviço (SaaS) e investindo em energia renovável por meio da tecnologia. Esse crescimento nas áreas de software, nuvem e serviços de TI e energia verde deve reorientar os investimentos em tecnologia como um todo. Com a Dell como exemplo de uma empresa que vai além de seu mercado tradicional de servidores, armazenamento de periféricos e redes, as grandes empresas procurarão dobrar seu mercado endereçável por meio de tecnologias de infraestrutura como serviço.
Com a energia verde como outro foco para os fornecedores, o custo de geração de energia por meio de painéis solares, lâmpadas LED e baterias de íon de lítio está em queda livre nos últimos 10 anos, permitindo uma oportunidade única de migrar para o método mais barato de geração de energia. Para várias empresas, a energia renovável já se tornou um foco devido aos seus baixos custos e a Forrester espera que o número de empresas que investem em energia renovável continue a crescer no próximo ano, à medida que os fornecedores de tecnologia procuram maneiras mais eficientes de alimentar seus produtos. Tudo, de automóveis a telefones celulares, está na mesa para uma revolução de energia verde, e a Forrester espera que a energia renovável seja um grande foco no futuro.