Metaverso: cinco questões que moldam a próxima fronteira da experiência humana

0

O conceito metaverso está se desenvolvendo e ainda há muitas dúvidas?sobre?como será utilizado e as oportunidades que irá proporcionar. O desafio para empresas, governos e sociedade é navegar nesta próxima era tecnológica e inaugurar a fronteira da experiência humana. "A convergência do físico e do digital no metaverso apresenta oportunidades interessantes, mas também desafios críticos", afirma Nicola Bianzino, diretor global de Tecnologia da EY.

Segundo ele, à medida que o metaverso se cruza com várias facetas das realidades físicas e digitais, surgem cinco questões-chave. A primeira é como o metaverso transformará as empresas. Enquanto as tecnologias convergentes estão abrindo o caminho para o metaverso, as experiências imersivas em 3D totalmente conectadas apresentam um cenário com oportunidades em todos os setores. "Embora o uso generalizado do metaverso como a principal interface de engajamento do cliente esteja provavelmente a alguns anos de distância, as empresas precisam começar a incluí-lo em sua visão de curto e longo prazo", diz Bianzino.

A segunda questão é se os reguladores estão prontos. Para ele, os reguladores já estão "lutando para gerenciar as externalidades negativas das atuais tecnologias digitais". Questões de coleta de dados pessoais, privacidade e deepfakes estão impactando significativamente a sociedade, bem como a forma como as empresas interagem com seus clientes e funcionários. "As leis atuais e os regulamentos de dados precisarão ser atualizados em vários vetores, desde acesso equitativo à segurança, responsabilidade, direitos de propriedade intelectual e digitais, bem como novos, como autorrepresentação honesta. Como seria uma regulamentação boa e justa e o que será necessário para que os reguladores avancem desta vez?", questiona.

A reformulação das experiências centradas no ser humano é a terceira questão-chave, segundo Bianzino. "À medida que o metaverso surge no futuro como a principal interface tecnológica, também precisamos nos perguntar sobre o impacto no potencial vício em tecnologia e na saúde mental. Já existem preocupações nesses mesmos tópicos para a atual geração de tecnologias de mídia social e o metaverso tornará essa experiência ainda mais envolvente e potencialmente mais perigosa."

Outra questão é sobre as novas dimensões que o metaverso poderá abrir?para a sustentabilidade. Para Bianzino, tornar o metaverso uma realidade tecnológica exigirá uma nova infraestrutura e soluções líquidas zero. Além disso, se o consumo de produtos e experiências mudar para virtual ou digital, isso poderá afetar significativamente o consumo de recursos físicos e as emissões de gases de efeito estufa.

A última questão-chave é como as implementações do metaverso se desenvolverão em todo o mundo.?"A internet já está balcanizada, operando sob regras diferentes em diferentes partes do mundo. De fato, a tecnologia está se tornando a nova base para a competição global e o metaverso não será poupado. Embora os padrões globalmente reconhecidos certamente?vão emergir?para permitir a interoperabilidade, os governos soberanos provavelmente intervirão como fizeram no mundo da Internet de hoje", explica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.