Mercado Livre e Mercado Pago iniciam curso gratuito e online para empreendedores negros

0

Mercado Livre e Mercado Pago se uniram para lançar um curso voltado a empreendedores negros no Brasil. A iniciativa foi anunciada durante a última edição da Feira Preta, onde o ecossistema de serviços financeiros e para e-commerce da companhia esteve presente para apoiar o afroempreendedorismo e a inclusão financeira desses profissionais. Agora, o curso 'Empreendedorismo Digital' está sendo disponibilizado aos mais de 1.200 empreendedores que se inscreveram desde dezembro. Com inscrições abertas ao longo de todo ano, essa trilha de conhecimento 100% gratuita e online se consolida como importante ferramenta de formação, inspiração e inclusão desses profissionais. As inscrições estão abertas e podem ser feitas diretamente na plataforma do curso.

O seu conteúdo foi desenvolvido a partir dos temas mais recorrentes mapeados no contato diário do Mercado Livre e do Mercado Pago com milhares de empreendedores pelo Brasil, quando foi possível identificar os principais desafios e oportunidades para a criação ou desenvolvimento de negócios. A trilha de conhecimento inclui sete videoaulas, e-book e entrevistas com especialistas e afroempreendedores, que compartilharam suas experiências reais de atuação no Brasil. Legendado, o conteúdo conta ainda com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais.

Além disso, todo o intenso trabalho realizado pela companhia e seus parceiros, há anos, para apoiar o afroempreendedorismo ajudou as marcas a identificar a necessidade de desenvolver um conteúdo inclusivo, aberto a qualquer empreendedor, mas que fosse desenhado para os desafios que ainda estão muito presentes na jornada de carreira e negócios de profissionais negros. A partir dessa vivência, os temas selecionados e abordados nas videoaulas são: profissionalização do negócio; educação e gestão financeira; digitalização do negócio; comunicação e marketing digital; atendimento e pós-venda; planejamento de curto, médio e longo prazos; e precificação.

Além de especialistas em e-commerce e serviços financeiros, dentre os empreendedores entrevistados estão: Adriana Barbosa, CEO da Pretahub e Instituto Feira Preta; Iago Santos, fundador e CEO da startup Traz Favela; Willian André, fundador e CEO da grife Afroperifa; Karen Santos, CEO e cofundadora da UX para Minas Pretas; e Alan Soares, fundador do movimento Black Money. As aulas somam cerca de 50 minutos, que podem ser consumidos de forma fragmentada, a qualquer momento e através de qualquer dispositivo conectado à internet. Ao final, um certificado é disponibilizado aos alunos.

Apoio ao afroempreendedorismo

Desde 2018 o Mercado Livre é parceiro da Pretahub, por meio da qual impulsiona o afroempreendedorismo no Brasil, dentro e fora da sua plataforma, e de maneira extremamente conectada ao seu propósito de democratizar o acesso ao comércio e ao dinheiro. Por meio dessa parceria, seu ecossistema apoia os conteúdos do Afrolab,  programa que apoia e acelera empreendedores negros, indígenas e quilombolas desde o processo criativo até a comercialização dos produtos e serviços. Além disso, há mais de um ano, a plataforma disponibiliza uma loja oficial para os empreendedores da Feira Preta, que reúne mais de 1.000 produtos de moda, beleza e decoração de 70 negócios e marcas curados diretamente pelo festival. O espaço se tornou um importante canal adicional de venda para esses empreendedores, que usufruem do alcance e visibilidade da plataforma durante todo o ano.

O novo curso se soma a diversas outras ações da companhia em sua atuação pela inclusão e educação financeira no país. Na última edição da Feira Preta, por exemplo, além do patrocínio do Mercado Livre e Mercado Pago, o banco digital da companhia foi o meio de pagamento oficial do evento. Na oportunidade, foram doadas mais de 200 maquininhas e disponibilizadas outras funcionalidades para digitalizar e facilitar o recebimento desses empreendedores que também aproveitam o festival para se conectar e promover seus negócios. A partir da mesma visão e propósito, o Mercado Pago lançou no ano passado o 'Agora Vai Mulher', um programa de educação financeira para mulheres que desejam aprimorar a gestão do seu negócio. Realizado em parceria com a Aliança Empreendedora, a iniciativa gratuita e online capacitou 600 empreendedoras. Além disso, em conjunto com a Junior Achievement, o Mercado Pago oferece capacitação virtual em educação financeira básica para 3.900 estudantes do Ensino Médio de escolas públicas da América Latina, 900 delas somente no Brasil.

Além disso, o Mercado Livre apoia e desenvolve ações educacionais e para a formação de milhares de profissionais, que promovem ainda a empregabilidade nas comunidades onde opera. Dentre essas ações estão o First Mile, voltado à formação em logística para pessoas negras em início de carreira, e o Black Power Dev, programa que oferece bolsas de estudo, com 95% de desconto, para o Certified Tech Developer – tradicional curso de programação realizado pelo Mercado Livre e seus parceiros na região. Apoiado por uma estratégia de diversidade e inclusão, a companhia tem realizado ações intencionais, por meio das quais atua para mudar a diversidade da sua população interna e, sobretudo, para ampliar sua população negra e contratar, promover e desenvolver a liderança de forma inclusiva. Como consequência, nos últimos dois anos, o ecossistema formado pelo Mercado Livre e pelo Mercado Pago triplicou sua população negra no Brasil, chegando à marca de 43% de colaboradores que se autodeclaram pretos e pardos, sendo que 18% deles ocupam cargos de liderança — acima dos principais indicadores de mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.