Índia e Brasil avançam na colaboração para fomentar o setor de satélites

0

A ABRASAT, Associação Brasileira das Empresas de Telecomunicações por Satélite, que reúne entidades privadas brasileiras no setor espacial e de satélites, e a SIA-Índia – Satcom Industry Association, uma das principais associações do setor espacial daquele país, acabam de assinar um Memorando de Entendimento (MoU), para fomentar a colaboração e o avanço no domínio espacial.

O MoU simboliza o compromisso mútuo das associações em avançar sua parceria estratégica no setor espacial, abrindo caminho para empreendimentos inovadores e cooperação tecnológica. Espera-se que ele facilite a expansão dos negócios e a cooperação entre Índia e Brasil em várias áreas, como comunicação por satélite, lançamentos de foguetes e satélites, desenvolvimento de carga útil, plataformas de satélites e instrumentação terrestre.

"Índia e Brasil, como aliados-chave, têm uma longa história de trabalho conjunto em fóruns bilaterais, multilaterais e plurilaterais, incluindo BRICS, IBSA, G4, G20, BASIC, ONU, OMC, UNESCO e OMPI. As empresas de satélites e espaciais de ambos os países devem aprofundar sua cooperação em várias áreas emergentes de comunicação por satélite, abrangendo uma ampla gama de tecnologias e serviços, incluindo conectividade de banda larga, iniciativas de inclusão digital, radiodifusão, navegação, sensoriamento remoto, telecomunicações, aplicações militares e de defesa, e sistemas de resposta a emergências.

Portanto, essa parceria estratégica ajudará a indústria de satélites de ambos os países a facilitar uma conectividade regional e global contínua, possibilitando comunicação confiável, transmissão de dados e compartilhamento de informações em diversos setores e regiões geográficas, desde áreas remotas carentes de infraestrutura terrestre até operações críticas em defesa e cenários de emergência", disse o Dr. Subba Rao Pavuluri, Presidente da SIA-Índia.

"Brasil e Índia têm um histórico positivo de colaboração no setor espacial, incluindo o bem-sucedido lançamento do satélite Amazonia 1, um satélite brasileiro de observação da Terra. Este MoU estabelece as bases para um avanço significativo no fortalecimento de laços e na abertura de novas oportunidades para colaboração e benefício mútuo, com foco em áreas e aplicações muito diversas, visando alavancar a indústria de satélites de cada país", disse Mauro Wajnberg, Presidente da ABRASAT.

"Índia e Brasil, com um PIB combinado superior a US$8 trilhões, têm importante participação na economia global, e estão prontos para mais crescimento e colaboração. A política progressista de IED (Investimento Estrangeiro Direto) da Índia no setor espacial, permitindo 100% de IED, sinaliza uma nova era de oportunidade para ambas as nações. Essa liberalização não apenas estimula a criação de empregos, mas também fomenta o avanço tecnológico, pavimentando o caminho para a autossuficiência e a integração nas cadeias de valor globais. Isso está alinhado com as iniciativas 'Make In India' e 'Atmanirbhar Bharat' da Índia, sinalizando um futuro brilhante de inovação e empoderamento econômico", disse Anil Prakash, DG, SIA-Índia.

"Ambos os países têm um longo histórico de desenvolvimentos bem-sucedidos no mercado espacial e de satélites, como podemos perceber pelas políticas de inclusão digital implementadas pelo governo brasileiro, desde a universalização da TV até o acesso à internet para escolas públicas, bem como pelo trabalho constante da ANATEL, entidade reguladora brasileira, promovendo o uso da tecnologia e construindo um ambiente positivo para o desenvolvimento de todos os tipos de serviços de satélite, incluindo a exploração das posições orbitais brasileiras", disse Fábio Alencar, responsável pelo Desenvolvimento de Negócios Internacionais da ABRASAT.

Além disso, os crescentes setores espaciais da Índia e do Brasil, caracterizados por um esperado incremento de atividades de lançamento, impulsionadas pelo setor privado, e de implantações de satélites para comunicação e sensoriamento remoto, oferecem vastas perspectivas comerciais. O MoU entre a SIA-Índia e a ABRASAT irá explorar as novas dinâmicas de mercado, desenvolvimento de infraestrutura, avanços tecnológicos, empreendedorismo, fontes de financiamento e investimentos privados, fornecendo uma plataforma para os players do setor fazerem networking e capitalizarem em perspectivas emergentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.