RS publica lei sobre certificação digital

0

A lei para criação da Autoridade Certificadora do Rio Grande do Sul (AC-RS) foi promulgada e publicada hoje (04) no Diário Oficial do Rio Grande do Sul.

A certificação permite que os documentos eletrônicos sejam assinados digitalmente, garantindo autenticidade, sigilo e economia. Além de otimizar os processos internos dos órgãos públicos e reduzir custos, agiliza o relacionamento do cidadão com o Governo, tornando desnecessário o deslocamento até as repartições públicas. A emissão da certificação será feita pelo Banrisul.

A autoridade certificadora do Estado (AC-RS) funciona como gabinete especial ligado diretamente ao governador do Rio Grande do Sul, e está instalada na Secretaria da Ciência e Tecnologia. A iniciativa é pioneira no Brasil, integrando os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Tribunal de Contas do Estado e do Ministério Público Estadual.

AC-RS em debate

A Secretaria da Ciência e Tecnologia, responsável pela condução do processo de certificação digital no governo do Estado, promoveu hoje (04) o III Seminário do Comitê de Desenvolvimento da Autoridade Certificadora do Rio Grande do Sul (AC-RS). O evento, realizado na Assembléia Legislativa, contou com a presença da secretária da Ciência e Tecnologia, Renita Dametto, do deputado estadual Kalil Sehbe, responsável pela articulação do projeto na Assembléia, do presidente do Instituto de Tecnologia da Informação, Renato Silveira Martini, do diretor-presidente da Procergs, Carlos Alberto Pacheco Campos, além de representantes dos Tribunais de Justiça e de Contas e do Ministério Público do RS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.