Publicidade
Início Notícias Negócios IBM desenvolve computador quântico para acelerar aplicações na nuvem

IBM desenvolve computador quântico para acelerar aplicações na nuvem

0
Publicidade

Cientistas da IBM construíram um computador quântico que vai rodar aplicações entregas via nuvem da IBM em qualquer desktop ou dispositivo móvel. A Big Blue acredita que a computação quântica vai ser o futuro da tecnologia e tem o potencial para resolver certos problemas que hoje são impossíveis de resolver  com os supercomputadores de hoje.

A plataforma de computação quântica habilitada para nuvem, chamada IBM Quantum Experience, permitirá aos usuários executar algoritmos e experiências com processador quântico, trabalhar com bits quânticos (qubits), e explorar tutoriais e simulações.

O processador quântico é composto por cinco qubits supercondutores que estão hospedados na IBM T. J. Watson Research Center, em Nova York. O processador de cinco qubit representa o último avanço em arquitetura quântica.

Um computador quântico universal pode ser programado para executar qualquer tarefa de computação e será exponencialmente mais rápido do que os computadores clássicos para um número de aplicações importantes para a ciência e negócios.

Um computador quântico universal não existe hoje, mas IBM prevê processadores quânticos de tamanho médio de 50-100 qubits serão possíveis na próxima década. Com um computador quântico construído de apenas 50 qubits, nenhum dos supercomputadores TOP500 de hoje poderia se comparado a ele, o que reflete o enorme potencial desta tecnologia.

“Os computadores quânticos são muito diferentes dos computadores de hoje, não só no que eles se parecem e são feitos de, mas o mais importante no que eles podem fazer. A computação quântica está se tornando uma realidade e se estenderá muito além do que é computação imaginável com os computadores de hoje”, disse Arvind Krishna, vice-presidente sênior e diretor da IBM Research. “Este momento representa o nascimento da nuvem de computação quântica A IBM Quantum Experience irá tornar mais fácil para os pesquisadores e a comunidade científica acelerar inovações no campo quântico, e ajudar a descobrir novas aplicações para a tecnologia.”

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile