Operadora TenneT usará blockchain para gerenciar distribuição de energia

0

TenneT, Sonnen, Vandebron e IBM estão fazendo uma parceria para desenvolver uma cadeia de blockchain para gerenciar a rede elétrica na Holanda e na Alemanha. O objetivo é permitir a gestão do uso de fontes de energia flexíveis e descentralizadas.

Como a geração de eletricidade renovável representa uma parcela crescente no fornecimento de energia, a rede elétrica está se tornando mais volátil. Nos próximos anos, haverá momentos em que as fontes de energia convencionais não serão capazes de satisfazer plenamente a demanda por eletricidade.

Para resolver isso, a TenneT está trabalhando para encontrar novas maneiras de manter a segurança do suprimento. Como parte de um Programa de Transformação Digital mais amplo,   está explorando uma rede blockchain que usa Hyperledger Fabric para ter a capacidade de trocas de energia fornecida por carros elétricos e baterias domésticas na rede elétrica. O CEO da TenneT, Mel Kroon, comentou que "esses projetos-piloto fazem parte da estratégia mais ampla da TenneT de preparar o sistema elétrico para acomodar o crescente volume de energia renovável".

Projeto-piloto de Vandebron nos Países Baixos

A TenneT é responsável pela manutenção do equilíbrio na rede de alta tensão. Para garantir um fornecimento contínuo de eletricidade, a oferta e a procura têm de ser equilibradas 24 horas por dia, sete dias por semana. Em caso de desequilíbrio entre a oferta e a procura, a TenneT garante que a eletricidade adicional seja fornecida ou desdobra a capacidade de reserva.

Neste projeto piloto, a Vandebron trabalhará com clientes que possuem um veículo elétrico para tornar a capacidade de suas baterias de carros disponíveis para ajudar a empresa a equilibrar a rede. Vandebron fornecerá este serviço a seus clientes sem comprometer a disponibilidade de sua bateria de carro. A cadeia de blockchain permite que cada carro participe registrando sua disponibilidade e sua ação em resposta a sinais da TenneT.

Projeto-piloto da sonnen eServices Alemanha

As medidas de reexpediçrão impedem as sobrecargas regionais na rede. Este sistema é necessário, por exemplo, na Alemanha, quando a energia eólica produzida no norte da Alemanha não pode ser transportada para os centros industriais do sul do país. Neste projeto-piloto com sonnen eServices (grupo energético do grupo Sonnen), será disponibilizada uma rede de baterias solares residenciais para ajudar a reduzir a imposição de limitações à energia eólica em períodos de insuficiente capacidade de transporte. A cadeia de blockchain apresenta ao operador de TenneT com uma visão do pool de flexibilidade disponível, pronto para ativar ao pressionar o botão, após o qual o blockchain registra a contribuição das baterias. Isto permitirá à sonnen e à TenneT apoiarem a integração das fontes de energia renováveis ??no sistema alemão de abastecimento de eletricidade.

As partes no mercado serão informadas sobre os projetos-piloto e desenvolvimentos relevantes através de boletins informativos e de escritórios de consulta de mercado nos Países Baixos e na Alemanha. Uma vez que o conceito tenha sido aprovado, ele estará disponível para a Comunidade de Energia da TenneT e a outros interessados.

O processo digital de verificação e documentação dos valores de desempenho desses dispositivos distribuídos de energia flexível é fornecido usando o IBM Blockchain, construído com Hyperledger Fabric, uma implementação de framework blockchain e um dos projetos Hyperledger hospedados pela The Linux Foundation.

O Blockchain é adequado para conectar várias partes e um grande número de nós de computação distribuídos e permitindo-lhes realizar ações conjuntas em uma rede escalável, transparente e confiável.

A IBM irá desenvolver esta plataforma para garantir a verificação e transparência das transações das pequenas baterias e carros elétricos. O blockchain permitirá uma distribuição ideal em todos os mercados e funções. Desta forma, a TenneT será capaz de ganhar discernimento e ter a possibilidade de ativar a flexibilidade no sistema de energia, enquanto os consumidores são facilitados em tornar sua flexibilidade disponível para o mercado de equilíbrio.

Sobre TenneT

A TenneT é um dos principais operadores europeus de redes de transporte de eletricidade (TSO), com atividades principais nos Países Baixos e na Alemanha. Com 22.500 quilômetros de conexões de alta tensão, assegura o fornecimento de eletricidade para 41 milhões de usuários finais. Emprega cerca de 3.000 pessoas, temos um volume de negócios anual de 3,2 mil milhões de euros e um valor de ativos de 19 milhões de euros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.