A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o órgão o regulador do mercado de capitais português, pediu esclarecimentos complementares e urgentes a Portugal Telecom sobre o eventual interesse da empresa na compra da operadora brasileira Telemar, segundo agências de notícias internacionais.
A Telemar admitiu na sexta-feira (1/6) que alguns acionistas e assessores financeiros da empresa haviam sido sondados em nome da Portugal Telecom, mas que as propostas apresentadas foram descartadas. Em comunicado distribuído à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Telemar diz que, "tendo em vista as recentes notícias e comunicados divulgadas pela Portugal Telecom, a companhia, no sentido de manter o mercado informado, comunica que não tem nenhuma negociação em curso com a Portugal Telecom, nem com qualquer outro investidor seja financeiro ou estratégico".
O comunicado da Telemar foi divulgado após a confirmação da Portugal Telecom, na última quinta-feira (31/5), de que o seu Conselho de Administração havia aprovado o restabelecimento de contatos com alguns acionistas da Telemar para "explorar possibilidades de investimento".
No dia 30, o Diário Económico, de Portugal, publicou que a diretoria do grupo português de telefonia propôs ao conselho a compra da Telemar. O diário afirmou ainda que o objetivo seria lançar uma oferta amigável e que o sucesso dependeria de um acordo com o grupo controlador da Telemar, que domina cerca de 40% do capital da empresa.
Nesta segunda-feira (4/6), o Jornal de Negócios informou que a Portugal Telecom estuda unir a Telemar com a Brasil Telecom. Segundo o jornal, "os alvos estão receptivos".