Com apoio do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), o W3C (World Wide Web Consortium) criou o Grupo de Interesse Web Móvel para o Desenvolvimento (MW4D, na sigla em inglês) com objetivo de estudar o potencial das tecnologias móveis como ferramenta de inclusão digital.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira (4/6) no 14º Conip (Congresso de Inovação na Gestão Pública), que acontece, em São Paulo. "O grupo é um fórum multidisciplinar criado em sintonia com a missão do W3C de tornar a web disponível para todos", explicou Vagner Diniz, gerente do escritório W3C no Brasil. A intenção do núcleo MW4D, segundo ele, é pesquisar questões relacionadas às dificuldades de acesso às tecnologias da informação e da comunicação pelas comunidades rurais e populações excluídas.
Com a mobilidade, a internet pode chegar às áreas mais remotas, além de criar novas oportunidades de emprego, acesso a serviços de saúde e de informações úteis à população. "O que precisamos para ter sucesso nessa ação é resolver questões importantes como a falta de padrões para dispositivos ao usuário final, restrições na rede de acesso, custos do serviço, educação para o uso e a compreensão da real necessidade de informações das comunidades rurais", disse Ken Banks, co-líder do MW4D e fundador da kiwanja.net.