A Vivo expandiu para 3,4 mil pontos-de-venda e revendas exclusivas o seu programa de reciclagem de celulares, de acessórios e de baterias. Desde o lançamento do Vivo Recicle seu Celular já foram recolhidos mais de 500 mil itens, que foram encaminhados para um descarte apropriado. Neste ano, esse número já ultrapassou 200 mil itens. O recurso obtido é doado ao Instituto Vivo, que o repassa à Audioteca Sal & Luz, instituição que produz e empresta audiolivros para pessoas com deficiência visual, em todo o país.
A Vivo conta com a parceria da Belmont Trading, empresa responsável pela coleta, triagem e descarte adequado dos equipamentos. Cerca de 80% dos aparelhos coletados são reciclados e 20% são reaproveitados e revendidos em outros países, excluindo América Latina.
Para cada quilo de aparelhos coletados são reciclados cerca de 650 gramas de metal e 200 gramas de plásticos, ou seja, mais de 80% dos materiais de um único celular pode ser reaproveitado retornando ao mercado para a produção de outros produtos.
Segundo o diretor de comunicação e relações institucionais da Vivo, Marcelo Alonso, a companhia conta com outras frentes nessa área. Um exemplo é o Programa de Soluções Inclusivas, criado para oferecer produtos e serviços acessíveis para a pessoa com deficiência.