A Intel anunciou nesta quinta-feira, 4, que fechou acordo para adquirir a fabricante de software Wind River Systems por US$ 884 milhões. Pelo acordo a Intel pagará US$ 11,50 por ação da empresa.
A expectativa da gigante de processadores é que o negócio seja concluído no terceiro trimestre deste ano. A transação ainda está sujeita à aprovação dos conselhos de administração das empresas e dos órgãos reguladores.
A aquisição faz parte da estratégia da Intel de explorar outros mercados além do de PCs tradicionais, e por isso a Wind River será uma aquisição importante, já que, segundo a Intel, a empresa é líder do segmento de software para sistemas embarcados – computadores que têm uma função específica previamente determinada e que funcionam inteiramente dedicados aos sistemas que os operam.
Com isso, a meta da Intel é de entrar principalmente no mercado de mobile, entre celulares e dispositvos de acesso à internet sem fio. Tanto que a empresa já trabalha no desenvolvimento de chip para aparelhos celulares, o qual prevê lançar em até dois anos.
De acordo com a Intel, a Wind River continuará atuando de forma independente e funcionará como uma subsidiária da Intel, na parte de software e serviços.
Renee James, gerente geral do grupo de software e serviços da Intel, acredita que a compra ajudará a posicionar melhor a empresa em outros mercados, ampliando sua capacidade de negócios. O CEO da Wind River, Ken Klein, analisa que, se transformando em uma subsidiária da Intel, sua companhia poderá impulsionar a criação de novas pesquisas em software e de novas tecnologias.
- Aquisição estratégica