O iPad da Apple ampliou a liderança no mercado mundial de tablets no início no primeiro trimestre, enquanto o Kindle Fire, da Amazon, perdeu espaço para o Galaxy Tab, da Samsung, segundo mostra pesquisa da ABI Research divulgada nesta segunda-feira, 4.
O estudo revela que a venda total de tablets atingiu 18,2 milhões entre janeiro e março deste ano, o que representa aumento de 185% em relação ao mesmo período de 2011, mas cerca de 33% menor que no último trimestre do ano, um período marcado pelas festas de Natal e Ano Novo.
A Apple totalizou 65% de participação de mercado com a venda de 11,8 milhões de iPad, que foi impulsionado pelo lançamento de um novo modelo e pela redução do preço do iPad 2. A Samsung ficou em segundo lugar com 1,1 milhão de unidades vendidas, ou 6% de market share, superando a Amazon, que registrou queda de 80% no trimestre nas vendas do Kindle Fire, aponta o relatório.
A consultoria não forneceu números absolutos para o Kindle Fire, alegando que a Amazon não divulga dados de venda do dispositivo, mas ela afirma que, como base em outras informações, houve uma perda no ritmo das vendas do Kindle nos últimos meses.
O analista da ABI, Jeff Orr, afirma que a Amazon realizou um bom trabalho de marketing durante o lançamento do Kindle Fire no Natal do ano passado, mas não manteve o impulso de forma continuada. “O Kindle parecia algo com as capacidades do iPad, mas a um preço menor. Mas isso não se traduziu em algo que revertesse o ciclo de comportamento normal do mercado", afirmou Orr.
Outros fabricantes de tablets, como a Research in Motion (RIM), conseguiu um salto nas vendas de 233% e a Lenovo de 107% em relação ao último trimestre, ajudados por lançamentos de produtos. Fabricantes como Dell, Hewlett-Packard e LG estão redesenhando seus tablets para lançamentos em meados deste ano, utilizando o sistema operacional do Google, Android, ou a plataforma Windows 8.