Países da AL vão debater uso de dados digitais em formato aberto

0

Com o objetivo é debater como os parlamentos podem aperfeiçoar o uso da linguagem XML – linguagem de marcação html que define regras para descrição de documentos na internet –, a Câmara dos Deputados promove na quarta-feira, 6, o encontro internacional "Parlamentos Conectados: Introdução ao XML Legislativo", em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Organização das Nações Unidas.

Criada pelo consórcio World Wide Web Consortium (W3C), a linguagem é um padrão aberto, sem detenção de direitos, que permite a ampliação do acesso da sociedade às informações no formato de dados abertos. Os debates envolverão temas como transparência e gestão da informação, considerados prioritários na pauta dos órgãos de governo que querem se comprometer com a divulgação abrangente e irrestrita de suas atividades.

O encontro terá a presença dos diretores de tecnologia da informação e comunicações dos parlamentos de 17 países (México, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Guiana, Honduras, Nicarágua, Paraguai, República Dominicana, Trindade e Tobago e Uruguai), além de especialistas do BID e das Nações Unidas.

A Câmara dos Deputados promove o encontro no âmbito da Rede de Intercâmbio dos Parlamentos da América Latina e Caribe (Ripalc), da qual é integrante desde 2011. No biênio 2011/2012, a entidade tem como secretário-executivo o diretor do Centro de Documentação e Informação, Adolfo Furtado. Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.