Venturus inaugura Centro de Excelência em Computação Quântica em Campinas

1

O Instituto Venturus inaugura o Centro de Excelência em Computação Quântica (CDE) na cidade de Campinas (SP), no próximo dia 11 (terça-feira). Projetado para ser um núcleo de inovação abera, o novo centro visa colocar o Brasil na vanguarda da computação quântica na América Latina.

O Venturus planeja um investimento total de R$ 6 milhões até o final de 2024, destinados à implantação do CDE de Computação Quântica e, também, dos futuros centros de Blockchain e Inteligência Artificial (IA). Esse investimento será distribuído igualmente entre recursos humanos e equipamentos de ponta, consolidando uma forte base tríplice de inovação tecnológica.

O propósito dos três CDEs é criar um ecossistema colaborativo que consiga envolver empresas, universidades e startups, fomentando pesquisas e o desenvolvimento de tecnologias disruptivas. Este modelo de colaboração busca não apenas avançar no campo tecnológico, mas também fortalecer a integração entre diferentes setores da inovação.

Já os objetivos particulares do CDE de Computação Quântica são ambiciosos: estabelecer um ecossistema de computação quântica referencial, promovendo tanto a formação de mão de obra qualificada quanto a pesquisa aplicada, para antecipar-se às necessidades tecnológicas da próxima década. Espera-se que, dentro de 10 anos, o Brasil possua seus primeiros computadores quânticos operacionais.

A cerimônia de inauguração do CDE está marcada para o dia 11 de junho, a partir das 15h30 até às 19h, na sede do Venturus em Campinas.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.