A Microsoft firmou acordo com o maior site de buscas chinês, o Baidu.com. Até o fim do ano, a empresa, que detém 83% do mercado em língua chinesa, deve incorporar o Bing em suas páginas a fim de ganhar espaço nas buscas também em inglês – que chegam a 10 milhões/dia.
Segundo o porta-voz do Baidu, Kaiser Kuo, a companhia não tem feito um "bom trabalho" com as buscas em inglês, que cada vez ganham mais espaço no país. Por isso, a parceria com a Microsoft é uma boa maneira de melhorar este quadro, declarou ao New York Times.
Embora não tenha fornecido mais detalhes sobre acordo, as buscas em inglês no Bing correm o risco de sofrer censura, já que as empresas de internet que atuam na China estão sob forte controle do governo. Apesar disso, para analistas, a Microsoft reforça a concorrência com o Google, que já opera nos dois idiomas na China, mas conta com um diferencial – no ano passado, abriu um escritório em Hong Kong, onde a censura governamental não acontece.
Além disso, o Google vem perdendo espaço no mercado mundial de buscas. Mesmo liderando com market share de 83,82%, em abril o site registrou ligeira queda de 0,82 ponto percentual, a terceira consecutiva no ano. Em contrapartida, no mesmo mês, o Bing registrou leve alta – de 3,91% para 3,92%, também a terceira elevação seguida.
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